Receita Federal extingue seu posto de atendimento em Cataguases

Receita Federal extingue seu posto de atendimento em Cataguases

O Posto de atendimento da Receita Federal que funciona nas dependências da Câmara Municipal de Cataguases vai deixar de funcionar em até sessenta dias. Ofício (veja na íntegra ao final desta matéria) neste sentido – com data de 26 de abril – mas só agora tornado público – foi enviado ao prefeito Willian Lobo de Almeida e comunicado ao vereador Ricardo Geraldo Dias, presidente do Legislativo, que na tarde desta quarta-feira, 08, emitiu uma nota de esclarecimento assinada também pelo chefe do Executivo municipal. 

O documento da Receita, assinado por Leonardo Couto Sobral, Delegado da Delegacia da Receita Federal em Juiz de Fora, informa que a medida faz parte da nova estrutura daquele órgão em todo o país que será tornado público em breve. Outro motivo alegado por ele é a “escassez de servidores” o que impossibilita a manutenção dos postos de atendimento descentralizados. Ele encerra o ofício informando que aquela Delegacia está à disposição para treinar um servidor municipal no sentido de que possa efetuar atendimento de acordo com procedimento a ser definido.

No dia 06 de julho de 2018, um Acordo de Cooperação Técnica foi assinado entre a Prefeitura de Cataguases e a Delegacia da Receita Federal em Juiz de Fora. O motivo foi a manutenção de alguns serviços em Cataguases após o fechamento da agência daquele órgão no município, atendendo desta forma, os casos mais corriqueiros. O Posto de Atendimento (foto acima) funcionaria no Centro Administrativo da Prefeitura, na Vila Domingos Lopes, mas a Câmara Municipal resolveu colaborar com a iniciativa e ofereceu suas instalações. Devido a sua localização e estrutura, entre outros detalhes, a Receita optou por utilizar aquele espaço que agora deixa de funcionar. O contribuinte que necessitar daquele órgão deve procurar solução via internet ou ir até a Delegacia em Juiz de Fora. (Fotos: Arquivo)