Descobertos pela Moda eles são a sensação das passarelas

Descobertos pela Moda eles são a sensação das passarelas

Três revelações do mundo da Moda que fizeram sucesso nesta edição da São Paulo Fashion Week, realizada na última semana de abril, são de Cataguases. Ana Loppes, Alysson Rodrigues e Katie, estão apenas iniciando suas carreiras como modelo, mas nem parece, tantos são os compromissos assumidos. Eles conversaram por telefone, na tarde desta terça-feira, 07 de maio, com o jornalista Marcelo Lopes, editor deste site. O responsável pela descoberta do trio de talentos é Alexandre Vieira, outro cataguasense reconhecido no mundo da moda que trabalha como scouter na região e indica modelos para a Map Model, agência muito bem conceituada em São Paulo e no mercado da moda.
Há três meses a vida destes jovens mudou completamente. Ana, 18 anos, por exemplo, era voluntária no Educandário Dom Silvério, onde estudou quando criança e fazia parte de um grupo de Dança no São Marcos, bairro em que mora sua mãe juntamente com alguns de seus irmãos. Alysson, também de 18, era mecânico desde os 12 anos, trabalhava na Sol Car e morava com a mãe e dois irmãos no Bairro Riguete. Katie, de 21 anos, estudava engenharia civil, trabalhava durante o dia na Fábrica de Salgados, no Bairro Bom Pastor e morava no Bandeirantes com a irmã, sua mãe, técnica de Enfermagem no Hospital de Cataguases, e o pai, metalúrgico.

A história dos três é muito parecida, como a origem humilde, a perseverança e o fato de nenhum deles jamais ter pensado em seguir a carreira de modelo. Ana Loppes, nome que adotou na nova profissão, é um exemplo de persistência. Alexandre a descobriu aos 14 anos de idade e desde então a apresentou para Jocler Turmina, da Map Model, por três anos consecutivos, e ele a recusou todas as vezes. O próprio Jocler chegou a dizer em uma dessas ocasiões que não queria trabalhar com Ana, contou ao Site. Em dezembro de 2018, durante sua visita a Cataguases, Alexandre voltou apresentá-la à ele que, finalmente, rendeu-se a agora modelo. “Quando a vi, ela estava pronta, saudável, com a pele linda, um metro e oitenta de altura e preparada para a profissão”, lembra o executivo da Map Model.

Ana conta que aos 14 anos era jogadora de Handebol e para abraçar a carreira de modelo foi deixando de lado o esporte que amava. “No início nada deu certo, mas continuei tentando a cada ano, com o apoio do Alexandre, que sempre acreditou em mim e incentivou o tempo todo, até que no final do ano passado o Jocler esteve aqui e o Alexandre me levou até ele novamente, e, consegui ser aprovada”, lembra. Em três meses apenas em São Paulo, Ana começou fevereiro fazendo testes para participar da São Paulo Fashion Week, e foi escolhida por cinco grifes: Modem, Lenny Niemeyer, Borana, Ronaldo Fraga e Apartamento 03. “Fiquei muito feliz por ter desfilado como new face para estas cinco marcas. Agora, acabei de gravar uma campanha publicitária para a Natura que será exibida na TV”, acrescenta. Outros projetos estão em evolução e ela prevê iniciar carreira no exterior até o ano que vem.

Outro cataguasense, Alysson Rodrigues, jamais pensou em ser modelo e recusou algumas vezes o convite de Alexandre Vieira para fotografar. Ele foi visto pelo “olheiro” trabalhando na oficina de veículos em Cataguases e um dia aceitou fazer uma experiência. Resultado: não só foi aceito por Jocler Turmina na Map Model, como está fazendo uma carreira meteórica na profissão. Prova disso é que até o final deste mês de maio, muda-se para Paris onde vai trabalhar para uma das principais agências de modelo do mundo, a New Madison Paris. “Só estou esperando o passaporte ficar pronto”, disse. Ele também já foi notícia em alguns dos principais veículos de comunicação do país como o UOL e no jornal da São Paulo Fashion Week, onde desfilou para as marcas Lucas Leão e Victor Hugo Mattos.

Ser abordada na rua, tarde da noite, por dois homens de carro, próximo a rodoviária de Cataguases, foi o melhor susto que Katie levou na vida. “Pensei que fosse um assalto e tive vontade de correr, mas reconheci o Alexandre que havia me convidado a entrar na carreira de modelo e deixou comigo um cartão da empresa dele, a ARV Produções, mas como o meu sonho era ser engenheira civil, não o procurei”, conta a então estudante de engenharia. E continua: “Ali mesmo ele me apresentou ao Jocler e marcamos um café no dia seguinte. Eu pesquisei sobre o Jocler e vi que é um profissional reconhecido no mundo da moda. A partir dessa reunião fizemos algumas fotos e assim tudo começou. Foi muito rápido, eu não esperava”, confessa.

Contratada pela Map Model, Katie mudou-se para São Paulo e desfilou na São Paulo Fashion Week para quatro marcas: João Pimenta, o seu primeiro desfile em passarela; Neriage, Led e Apartamento 03. Hoje ela está em negociação com uma agência de outro país, conta, sem entrar muito em detalhes, acrescentando existir a possibilidade de mudar-se para o exterior agora em junho. Enquanto isso, vai se acostumando à nova vida e dedicando-se totalmente à nova profissão, conta. Sobre a saudade da família afirma estar convivendo bem com ela e completa: “É um esforço necessário para alcançar um objetivo maior”.

Veja neste link a matéria publicada pelo Universa, do UOL, sobre Alysson Rodrigues.