Prefeitura de Muriaé encerra contrato com consórcio de saúde

Prefeitura de Muriaé encerra contrato com consórcio de saúde

A Prefeitura de Muriaé encerrou o contrato com o Consórcio Intermunicipal Saúde da Mata Leste (Cisleste) e passou a administrar serviços de saúde. A decisão ocorreu no dia 30 de abril. A entidade é similar e tem as mesma funções do Cizum, ao qual Cataguases é associado.

De acordo com o Executivo, a Secretaria Municipal de Saúde daquela cidade, após vários estudos, ficou entendido que não era mais necessário manter a associação.

Segundo o órgão, a secretaria tem condições de fazer a gestão da mesma assistência prestada pelo Cisleste de forma autônoma e, ainda, com aumento do número de consultas e exames, gastando o mesmo valor de recursos que era repassado ao consórcio.

“O Executivo em nenhum momento está causando descrédito ao serviço prestado pelo Consórcio, que é excelente para prefeituras que não têm condições de gerir por si mesmas tais serviços, mas entendeu, após estudos, que seria possível assumir a responsabilidade de fazer essa gestão do serviço por conta própria”, informa a Prefeitura de Muriaé.

Ainda conforme informações da Prefeitura, não houve contratação de um novo consórcio, mas sim, de novos médicos especialistas para a realização da assistência, que antes era realizada por aquele consórcio.

O Cisleste é formado por municípios da microrregião de Muriaé composta por 15 cidades. O objetivo da entidade é a prestação de serviços em consultas e exames na média complexidade. A permanência do município é facultativa. (Foto: Prefeitura de Muriaé)