Coleta de lixo deve estar normalizada nesta sexta-feira, 03

Coleta de lixo deve estar normalizada nesta sexta-feira, 03

A coleta de lixo em Cataguases deverá começar a se normalizar a partir da tarde desta quinta-feira, 02 de maio, e estará em dia sexta-feira, 03. A informação foi dada ao Site do Marcelo Lopes pela empresa Arbor Limpeza Urbana, com sede em Itabirito/MG, que desde meados de 2015 é a responsável por este serviço no município. Desde então ela mantém cinco caminhões compactadores em funcionamento em Cataguases recolhendo diariamente o lixo – exceto em feriados nacionais.

Nos últimos dias o Site recebeu diversas reclamações a respeito do serviço e nesta quarta-feira, 1º, a coleta feita em caminhão aberto pela Associação de Moradores do Bairro Leonardo, expôs a gravidade do problema. Logo após a publicação da matéria, diversas pessoas comentaram a respeito em seus bairros. Nesta quinta-feira, a coleta estava irregular, e moradores disseram terem visto caminhão aberto recolhendo o lixo na região da Vila Minalda. No começo da tarde, também havia lixo acumulado na Vila Domingos Lopes, Avenida Guido Marlière, Bairro Haidée, Pouso Alegre, Pampulha e Sol Nascente, conforme comprovou a reportagem que fotografou estes locais.

Em contato com direção da Arbor por telefone, ela informou o que aconteceu e garantiu que o problema “está superado”. De acordo com aquela empresa, houve um mal entendido com a prefeitura tendo em vista que o gerente da Arbor em Cataguases está ausente por estar enfrentando problemas de saúde na família. A empresa também reconhece ter sido notificada três vezes sobre o não cumprimento do contrato e negou que esta situação tenha ligação com o atraso de dois meses em seu pagamento. Por fim, garantiu que todo o serviço estará normalizado “em definitivo” sexta-feira, 03 de maio.

A Prefeitura de Cataguases, procurada pela reportagem, também divulgou uma nota a respeito do assunto onde revela as notificações aplicadas à Arbor, inclusive uma nesta quinta-feira, o que seria a quarta por descumprimento do contrato e informa também que a Secretaria de Serviços Urbanos “utilizou seus servidores e veículos para executar a coleta de lixo na cidade a fim de não deixar a população desassistida.” A nota termina informando “já estão sendo tomadas todas as medidas jurídicas cabíveis para normalização do serviço o mais breve possível.”

Veja a nota da Prefeitura na íntegra:

A Prefeitura de Cataguases informa que está verificando junto à empresa Arbor o motivo pelo qual está sendo realizada a coleta parcial de lixo urbano, já tendo notificado a mesma três vezes, segunda-feira (29/4), terça-feira (30/4) e novamente nesta quinta-feira (02/5). Entretanto, a administração municipal esclarece que é previsto a não execução do serviço em feriados nacionais. Sendo assim, ontem, dia 01 º de maio, feriado nacional, estava previsto contratualmente a não execução da coleta. Porém, na data de hoje como medida emergencial devido a não operação total da Arbor nos últimos dias, a Secretaria de Serviços Urbanos utilizou seus servidores e veículos para executar a coleta de lixo na cidade a fim de não deixar a população desassistida. Em paralelo a isso, já estão sendo tomadas todas as medidas jurídicas cabíveis para normalização do serviço o mais breve possível, conforme comprovado pelas notificações em anexo.