Polícia Civil alerta sobre golpes aplicados no fim do ano

Polícia Civil alerta sobre golpes aplicados no fim do ano

O fim do ano chegou e com ele o risco maior de ocorrência golpes visando tirar dinheiro dos trabalhadores, bem como os crimes de furto e roubo. Isso acontece, conforme explica o delegado de Polícia Civil titular em Cataguases, Marcelo Manna, porque nesta época do ano aumenta significativamente a rotatividade de dinheiro nas ruas por causa do recebimento do Décimo Terceiro salário, a proximidade do Natal e das festas. Algumas dicas preventivas podem ajudar e muito a evitar que você se torne uma vítima desses espertalhões e não estrague seu fim de ano. Marcelo Manna atendeu a pedido do site e elencou os crimes mais comuns praticados nesta época. Veja e fique atento.

1 – Não receber na residência pessoas que se identifiquem como funcionários de instituição financeira com objetivo de realizar a atualização de cadastro. Não fornecer senha, CPF e RG. Não ceder, ainda que momentaneamente, o cartão de banco à pessoa que se diz representante da instituição financeira.

2 – Cautela ao receber na residência vendedores ambulantes: antes de finalizar a compra, checar a procedência e credibilidade da empresa a qual o vendedor representa. Se o pagamento foi realizado em cartão, checar se o valor registrado no comprovante corresponde ao valor da mercadoria adquirida.

3 – Cuidado ao sacar dinheiro: final de ano geralmente é marcado por notícias de pessoas que modificam caixas eletrônicos para clonar cartões de crédito. Se precisar sacar algum dinheiro, verifique antes se não há nada de errado com a máquina que vai ser utilizada para esse processo. Nunca peça ajuda a um estranho, somente a funcionários da instituição financeira.

4 – O movimento maior nos bancos em razão do pagamento do décimo terceiro salário, as agências e os clientes se tornam alvos de golpistas. Geralmente, os golpistas permanecem no interior da agência onde ficam os caixas eletrônicos, se passam por funcionários do banco dizendo para o correntista que precisa atualizar a senha do cartão e chegam até a apresentar um formulário. Quando a vítima digita a sua senha, o infrator memoriza e na hora de entregar o cartão, faz a troca, passando para ela um outro cartão semelhante.

5 – Atenção redobrada com acessórios e aparelhos celulares. Nesta época do ano, como há um aumento significativo de pessoas fazendo compras, as lojas se tornam um atrativo para os infratores. Nesses ambientes repletos de pessoas vale a pena prestar atenção redobrada a seus dispositivos eletrônicos e bolsas para que eles não sejam furtados.

6 – Existe mais um golpe que ainda não temos registro de ter sido aplicado em nossa cidade, mas vale a pena destacar. É conhecido como “Golpe nos hospitais”. O infrator consegue obter informação privilegiada de dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital e entra em contato via telefone para um parente próximo do paciente, dizendo que será preciso fazer um procedimento e que deverá ser pago o valor na conta do médico. A conta fornecida para efetuar o depósito é na verdade do golpista ou de algum comparsa.

7 – Golpes aplicados pelo aplicativo Whatsapp: mensagens que contém links encurtados costumam levar para sites falsos ou mesmo réplicas de sites, controlados por cibercriminosos que sugerem o preenchimento de formulários em troca de cupons de desconto, vouchers, acesso a vídeos curiosos ou serviços de graça ou com preço convidativo. O objetivo do golpista é obter o número do celular da vítima, além do nome completo, e-mail, senhas e cartões de crédito. Caso a vítima preencha esses falsos formulários, seus dados serão usados, por exemplo, para fazer a assinatura de serviços pagos por SMS nunca solicitados, como calendário de jogos esportivos, horóscopo, mensagens e afins.

Dicas de segurança contra golpes no Whatsapp:
1- Desconfie de mensagens que possuam erros ortográficos ou gramaticais e que peçam que você toque em um determinado link para obter alguma vantagem;

2- Evite responder mensagens que mandam encaminhar informações pessoais como número de cartão de crédito, conta bancária, data de nascimento, senha, etc…

Golpes comuns que ainda estão sendo aplicados:
– GOLPE DO PARENTE FICTÍCIO: O infrator liga para a vítima se passando por parente distante, que está chegando na cidade. Alega também que o carro deu defeito mecânico e, por isso, pede que o “parente” transfira dinheiro para a conta do “mecânico”. Para dar credibilidade às alegações, o infrator acrescenta que o valor será reembolsado logo que chegar à cidade.

– SEQUESTRO VIRTUAL: O infrator finge que algum parente da vítima foi sequestrado. Surpreendida pela notícia, a vítima faz o pagamento exigido na ligação/mensagem para que o parente seja liberado. Normalmente esse golpe é feito por ligação e a vítima escuta o suposto “parente sequestrado” gritando ou pedindo socorro.

– LIGAÇÃO/MENSAGEM PREMIADA: O infrator envia uma mensagem ou liga para a vítima informando que ela foi premiada com dinheiro ou um bem. No entanto, para receber o prêmio, pede que seja transferida determinada quantia para conta, geralmente em nome de terceiros/clonada. Ao receber uma ligação de um número desconhecido, não forneça informações pessoais para o interlocutor, tais como seu nome ou de parentes, número de conta bancária, senha, etc…

Estes golpes são aplicados de dentro das penitenciárias e são os próprios presos e ex-presidiários, com tornozeleira eletrônica, que cometem os crimes. São infratores que fazem parte de organização criminosa e atuam em todos os estados brasileiros. O dinheiro arrecadado nos golpes é usado para financiar o crime organizado.

– ENVELOPE VAZIO: O golpista demonstra interesse em um produto oferecido pela vítima. Ele combina pagar por meio de depósito bancário, no entanto, o depósito é feito com envelope vazio, sendo o “comprovante” desse depósito enviado à vítima.

Fotos: Reprodução da Internet