A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira, 21 de maio, parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 3.107/24, que institui a Política Estadual de Prevenção, Tratamento e Controle das Doenças Crônicas de Pele. De autoria do deputado estadual Doutor Wilson Batista (PSD), a proposta tem como foco o cuidado integral com pessoas que convivem com doenças como dermatite atópica, psoríase e vitiligo.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes
Relatado pelo deputado Caporezzo (PL), o projeto recebeu o substitutivo nº 1, que manteve diretrizes importantes como o diagnóstico precoce, o combate ao estigma e a assistência integral à saúde. A nova versão do texto também reforça a necessidade de disponibilizar medicamentos já incorporados ao SUS e de coordenar os serviços de saúde nos diferentes níveis de atendimento, além de incentivar o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Durante a reunião, o deputado Doutor Wilson Batista destacou o impacto social e emocional dessas doenças, que apesar de não serem contagiosas, são frequentemente mal compreendidas, levando ao preconceito e até ao isolamento dos pacientes. Ele também ressaltou a dificuldade de acesso a diagnósticos corretos e tratamentos eficazes, o que acaba agravando os quadros clínicos.
“É urgente garantir que esses pacientes tenham acesso a dermatologistas e especialistas preparados para oferecer o tratamento adequado e contínuo, evitando agravamentos desnecessários”, afirmou.
Com o parecer aprovado, o PL 3.107/24 está pronto para ser apreciado pelo Plenário em 1º turno.
OUTRAS NOTÍCIAS
Minas Gerais terá ressonância magnética para mulheres com mama densa
Taquara Preta faz festa para comemorar quarenta anos de fundação
Fonte e foto: Deputado Dr. Wilson Batista