Dona Euzébia inicia ações para criar APL de Mudas da microrregião

Dona Euzébia inicia ações para criar APL de Mudas da microrregião

Dona Euzébia sediou na tarde desta quarta-feira, 6 de abril, no Clube Xopotó, encontro para a apresentação do APL – Arranjo Produtivo Local – de Mudas da Microrregião de Dona Euzébia. A iniciativa é do governo de Minas com o apoio da Associação dos Produtores de Mudas da Microrregião de Dona Euzébia (ASPRUDER), Cooperativa dos Produtores e Comerciantes de Mudas de Dona Euzébia (CPCMDE), Emater-MG, Prefeitura e Câmara Municipal de Dona Euzébia e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais – SEDE.

Arranjo Produtivo Local ou APL, como é conhecido, é uma aglomeração de empresas em​ um mesmo território, com especialização produtiva, que mantêm vínculos de cooperação entre si e com outros atores locais possibilitando uma série de benefícios como o desenvolvimento de ferramentas para a diversificação econômica; Ampliação da capacidade de produção de tecnologia aplicável para todo um setor; Aumento significativo de oportunidades de negócios em todo o estado; ​Fortalecimento, pelo associativismo, do poder de negociação favorecendo compras conjuntas e ampliando a lucratividade e desenvolvimento local, entre outros.

Nesta tarde representantes deste setor na microrregião e autoridades assistiram a uma palestra proferida pelo Diretor de Projetos de Desenvolvimento Local da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, Marcos Gaspar, que, além de ter sido “muito didática”, conforme definiu Cláudio Amaral, um dos organizadores do evento, trouxe para o setor, ainda segundo explicou, “uma luz no fim do túnel para os produtores de mudas de Dona Euzebia e região, principalmente para os de mudas cítricas, que terão que se adequar à legislação, para o cumprimento da Instrução Normativa do Ministério da Agricultura e Pecuária, que obriga que a produção seja feita em ambiente protegido”, destacou.

O tema principal da palestra de Marcos Gaspar foi sobre a importância do cooperativismo, ainda incipiente na região para quem atua no setor de mudas. A partir do momento que o APL do Polo Produtor de Mudas for certificado, o governo do estado poderá colocar toda a sua estrutura para ajudar estes produtores a desenvolverem o seu potencial. “Será um ganho monstruoso para Dona Euzébia e região”, finalizou, categórico, Cláudio Amaral.

Dona Euzébia inicia ações

Fotos gentilmente cedidas pela organização do evento.