Projeto “Lixo é Luxo” vai valorizar resíduos sólidos urbanos

Projeto “Lixo é Luxo” vai valorizar resíduos sólidos urbanos

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA – de Cataguases, com apoio das Secretarias de Serviços Urbanos e Desenvolvimento Social, finalizaram na última semana o Projeto para a valoração dos resíduos sólidos urbanos gerados no município. Com o slogan Lixo é Luxo, o programa – sistematizado e eficaz – envolve todos os agentes da cadeia do “lixo”, objetivando a redução do descarte de resíduos e a geração de receita com a sua comercialização.

De acordo com a SAMA o programa prevê a instalação de pontos de entrega voluntários (eco pontos) junto aos bairros, assim como o cadastramento e capacitação de agentes ambientais voluntários nestas comunidades trazendo pertencimento à população sobre a importância da correta separação destes resíduos. Desta forma, além da melhoria ambiental e de saúde pública, o projeto resultará no incremento das receitas com a venda dos recicláveis, com impactos direto sobre a melhoria da qualidade de vida dos agentes ambientais que trabalham com a coleta e separação de resíduos no município, sejam vinculados às associações (ASCATAG E ASCARGECAT) ou autônomos. A implantação e manutenção do projeto prevêem recursos oriundos do Fundo Municipal de Saneamento Básico e de Parcerias Público Privadas – PPP.

O Projeto, incluindo seu Plano de Ação 2022/2023, assim como os demais Programas elaborados pela SAMA para nortear as ações de Políticas Públicas em meio ambiente e agricultura da Prefeitura de Cataguases, estarão disponíveis na página da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA, no site da Prefeitura de Cataguases, até o final do mês de novembro.

Fonte: Prefeitura de Cataguases | Foto de Magda Ehlers no Pexels