Governo de Minas prorroga até dezembro campanhas de vacinação

Governo de Minas prorroga até dezembro campanhas de vacinação

O governo de Minas prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, Campanha Nacional de Multivacinação e Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite até o dia 04 de dezembro. A necessidade de proteger a população mineira de 20 a 49 anos contra o sarampo, crianças e adolescentes de até 15 anos e menores de 5 anos de idade, bem como contra a Pólio, além da baixa procura pelas vacinas, motivou o prolongamento do prazo para que mais pessoas possam ter oportunidade de se vacinar.

Até o momento, a Campanha Nacional de Vacinação Indiscriminada contra o Sarampo atingiu 36,5%. A meta preconizada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS) é de 95%. A baixa cobertura pode ser explicada pelo receio da população em se dirigir até os postos de saúde, devido à pandemia de covid-19. A SES-MG esclarece que as unidades de saúde estão preparadas para oferecer as vacinas com segurança para que ninguém se contamine pelo novo coronavírus. A imunização em massa é a única garantia para a eliminação do risco de reintrodução de doenças já controladas, daí a importância da homogeneidade nas coberturas vacinais

O resultado cobertura vacinal das cidades que compõem a Regional de Saúde de Leopoldina a qual Cataguases está inserida você vai ler no final deste texto. “É essencial que todas as pessoas que estejam incluídas como público-alvo das campanhas procurem uma unidade de saúde e sejam imunizadas. A vacinação deve ser um compromisso de todos”, reforça Josianne Dias Gusmão, coordenadora Estadual do Programa de Imunizações da SES-MG. A coordenadora destaca, também, o objetivo de atualização da caderneta de imunização menores de 15 anos, o que garante o controle e a eliminação das doenças imunopreveníveis, como tétano, difteria, rubéola e caxumba.

Resultados da Campanha de Vacinação contra Poliomielite

– População alvo (crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias) = 10.654
– Doses aplicadas = 8.429
– Meta = 95% do público alvo
– Cobertura Geral = 79,12%
– Estimativa de não vacinados = 2.225
– Atualização em 25/11/2020 às 15h25min

Resultados da Campanha de Vacinação contra Sarampo

– População alvo (faixa etária de 20 a 49 anos) = 103.442
– Doses aplicadas = 34.604
– Meta = 95% do público alvo
– Cobertura Geral = 33.45%
– Estimativa de não vacinados = 68.838
– Atualização em 25/11/2020 às 15h30min

Fonte: GRS-Leopoldina e SES-MG | Foto: