401 pessoas estão desalojadas e 47 desabrigados em Cataguases e Astolfo Dutra

401 pessoas estão desalojadas e 47 desabrigados em Cataguases e Astolfo Dutra

O Corpo de Bombeiros informou no final da tarde desta quinta-feira, 05 de março, o número de desalojados e desabrigados nos municípios de Astolfo Dutra e Cataguases após as fortes chuvas que atingiram a região e provocaram a cheia do Rio Pomba.

Em Astolfo Dutra, conforme a corporação, a água do rio atingiu várias rua da cidade, afetando um total de 1.806 moradores e deixando 251 desalojados e um desabrigado. Polícia Militar, Defesa Civil, militares do Corpo de Bombeiros e secretarias municipais trabalham em conjunto desde a quarta (4), de forma ininterrupta no atendimento às vítimas.

No final da tarde desta quinta-feira, 05, o prefeito Bruno Ribeiro (foto acima), de Astolfo Dutra, reuniu sua equipe para anunciar que o nível da água na cidade começava a baixar. Desse modo, disse, caso a tendência se mantivesse, a previsão é de que a sexta-feira chegue com o rio de volta à sua calha.

Já em Cataguases são 200 desalojados, 46 desabrigados, além de quatro escolas afetadas, entre elas duas que foram atingidas diretamente pelas águas do Rio Pomba. As outras duas de forma indireta, devido ao alagamento que impede o acesso àquelas unidades.

As ruas que circundam o córrego Meia Pataca foram afetadas inundando casas/quintais/terrenos e sitiantes de Vista Alegre, distrito de Cataguases. Estes locais foram atingidos em razão do volume de água da Usina de Braúnas, em Laranjal. De acordo com os dados registrados, aquele reservatório pode reter o volume de água que chega do rio Pomba e, consequentemente, fazer o nível daquele rio subir, podendo atingir 8,30 metros.

Texto: Júlio Cabral | Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Astolfo Dutra e José Ricardo.