Em Dona Eusébia, à tarde, rio Pomba estava com nível crescente

Em Dona Eusébia, à tarde, rio Pomba estava com nível crescente

Dona Eusébia, município cerca de 18 km acima de Cataguases e também banhada pelo rio Pomba, está com diversas ruas alagadas. A reportagem do Site do Marcelo Lopes esteve lá no começo da tarde desta quinta-feira, 05 de março, conferindo a situação. Motivo: a água que passa naquele município vem diretamente para Cataguases. Por isso, conhecendo aquela realidade dá para prever melhor o que está para chegar aqui. E a conclusão pode não ser nada animadora.

No vídeo que acompanha este texto, dois moradores deram depoimentos sobre a enchente. Um deles, de 60 anos de idade, vive sua 27ª enchente e demonstra muita tranquilidade e racionalidade ao comentar sobre o episódio. Quando a reportagem estava de saída encontrou dois bombeiros militares que acabavam de chegar de uma região alagada onde foram tentar retirar pessoas que estavam ilhadas dentro de suas casas. Um deles informou que 21 delas, adultas, com dez crianças, preferiram não abandonar seus lares.

A ponte em Barão de Camargo também estava com o tráfego de veículos normal, porém, com a água do rio Pomba bem próximo da parte de baixo daquela estrutura. Apesar disso, não há como prever se a água vai passar por cima dela impedindo o trânsito de veículos, nem tampouco quando isso acontecerá. O que chama a atenção no local é a grande quantidade de lixo plástico boiando no rio e que ficou retido na ponte devido ao nível elevado da água o que impede sua passagem por baixo daquela estrutura, conforme mostra a foto acima.

Dona Eusébia está parada por causa da enchente

Água já tomou conta de várias ruas e rio Pomba continua subindo.

Posted by Site do Marcelo Lopes on Thursday, March 5, 2020