Cataguases recebe intervenção artística de Anna Göbel e Chico Simões

Cataguases recebe intervenção artística de Anna Göbel e Chico Simões

Nos dias 29 e 30 de abril, Cataguases receberá intervenção artística do projeto cultural “Programa Educativo Iphan+80”. Criado visando à promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural, o projeto, que está percorrendo sete cidades mineiras, pretende causar impacto positivo e duradouro nas comunidades por meio de intervenções artísticas participativas, como a pintura de murais inspirados no patrimônio local, e encontros de formação de multiplicadores.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

O projeto foi encomendado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/Iphan à Akala, organização da sociedade civil sem fins lucrativos de Belo Horizonte, que concebeu a proposta e está à frente da realização do projeto.

Em Cataguases, a primeira fase do projeto começa com a intervenção artística de Anna Göbel, artista reconhecida no Brasil e no exterior por seu trabalho como muralista, e Chico Simões, do “Mamulengo Presepada”, que se dedica ao teatro popular de bonecos. A intervenção será realizada nos dias 29 e 30 de abril, segunda e terça-feira, no muro da Escola Municipal Flávia Dutra, localizada na avenida Coronel Antônio Augusto de Souza, 330, Vila Tereza.

No dia 30 de abril, terça-feira, das 8h às 11h, pessoas da comunidade de Cataguases poderão participar da pintura junto com os artistas e representar no muro a cultura e o patrimônio da região. Segundo Anna Göbel “os temas que serão pintados abordam o patrimônio cultural material, imaterial e pessoal – aquele que cada um elege como significativo para si, sua própria história e memória, por exemplo. A participação pode ser também uma conversa, uma sugestão, alguma contribuição que a pessoa traz para o painel”. A intervenção artística terá início no dia 29/4 e o muro será entregue à cidade de Cataguases no dia 30/4, no período da tarde.

Segundo Andréia De Bernardi, presidente da Akala e coordenadora geral do Programa Educativo Iphan+80, “as intervenções artísticas integram uma narrativa que se complementa a cada lançamento do projeto, o que traz uma característica muito interessante à iniciativa: a transmidialidade. À medida que os produtos culturais do projeto são lançados e as ações realizadas, registros e conteúdos são disponibilizados ao público por meio do site www.iphan80.com.br”.

Na segunda etapa do projeto serão realizadas oficinas de formação de multiplicadores. Ela visa formar professores e agentes culturais para desdobrar a iniciativa nas escolas e centros de cultura. Um dos produtos do projeto é o material didático-pedagógico. Contendo propostas de atividades baseadas nos bens culturais de cada cidade contemplada, o material será entregue aos participantes no período da formação de multiplicadores.

O Programa Educativo Iphan+80 recebe o apoio da Prefeitura de Cataguases, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação e Secretaria de Esportes. A iniciativa conta ainda com o patrocínio da BAUMINAS, MRS e Gerdau, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que demonstram seu compromisso com a cultura investindo em projetos de educação patrimonial em meio a tantas oportunidades de investimento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Prefeitura realiza Fórum Regional no mês do Patrimônio Cultural

Iepha-MG divulga pontuação provisória do ICMS Patrimônio Cultural

Fonte: Mombak Comunicação Estratégica Fonte | Fotos: Sol Barreto e Amanda Salgado