O que você faz para economizar energia elétrica?

O que você faz para economizar energia elétrica?

O outono chegou; a estação que marca a transição das altas temperaturas para os dias mais frios. Como consequência dessas mudanças, a rotina de consumo de energia altera em diversas residências, o que faz com que muitas pessoas busquem alternativas para segurar os gastos e não assustar com a conta no final do mês. Mas existem atitudes simples que contribuem para a redução do consumo de energia o ano inteiro.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

E você já parou para pensar o que é verdade e o que é mito nos hábitos para economizar energia?

Com a ajuda do coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, levantamos as principais dúvidas as pessoas sobre como economizar energia, de verdade. Confira as dicas:

O local da geladeira interfere no meu consumo de energia?
VERDADE. “Os equipamentos que geram calor interferem no consumo de energia da geladeira, que vai gastar mais para manter a temperatura interna de refrigeração, principalmente se a pessoa ficar abrindo e fechando a porta da geladeira com muita frequência”, esclarece Thiago.  Por isso, ao planejar a disposição dos móveis na sua cozinha, evite deixar fogão ou torre quente (espaço para forno elétrico e micro-ondas) ao lado da geladeira. E evite ainda colocar a geladeira na parede cujo sol bate pelo lado de fora na maior parte do dia. O calor excessivo da parede externa também vai demandar maior força de trabalho do motor da geladeira, fazendo com que consuma mais energia.

 Casas com instalações mais antigas podem ter um gasto maior de energia?
VERDADE. “Instalações inadequadas e sem revisões há muito tempo podem, de fato, gerar sobrecarga e aumentar o consumo, além do perigo. Nesses casos, é importante que um eletricista faça a revisão das instalações internas”. Além disso, evite usar “benjamin”, ou T, para ligar vários aparelhos. Esses dispositivos podem gerar sobrecarga e ainda provocar um curto-circuito e até incêndio.

☛ Lâmpadas de LED economizam mais que as fluorescentes, incandescentes ou halógenas?
VERDADE. As lâmpadas de LED são mais eficientes e possuem maior durabilidade quando comparadas às fluorescentes, incandescentes ou halógenas. Além de economizar energia, você vai gastar menos com as trocas recorrentes de lâmpadas.

☛ Quanto mais barato o equipamento eletrônico, mais energia gasta?
MITO. Ao comprar qualquer equipamento eletrônico novo, prefira produtos com o Selo Procel categoria A. O selo foi criado para orientar o consumidor na hora da compra, facilitando a identificação dos equipamentos e eletrodomésticos que já foram devidamente testados e que, comprovadamente, são mais eficientes e consomem menos energia.

☛ Se eu colocar uma garrafa pet com água em cima do relógio medidor para “refrigerar”, consigo economizar energia?
MITO. A garrafa de água sobre o relógio não tem efeito algum sobre o funcionamento do medidor. É importante ressaltar que o consumo de energia é calculado conforme a frequência e tempo de uso dos equipamentos que a pessoa tem em casa. A geladeira, por exemplo, é um equipamento que não dá para desligar. Então, ela vai consumir energia o tempo todo. Já os aparelhos como a televisão, computador, fritadeira elétrica, por exemplo, consomem enquanto estão sendo usados. Por isso a importância de não deixar os equipamentos em stand-by, ou seja, desligue da tomada sempre após o uso, pois isso evita o desperdício de energia.

Sensores de presença ajudam a economizar energia?
VERDADE. “Os sensores de desligamento automático, temporizadores de movimento, tomadas inteligentes e projetos de automatização que podem ser instalados em qualquer cômodo da casa, de fato, ajudam a economizar energia. Como são sistemas inteligentes, são capazes de evitar o desperdício de energia, uma vez que apagam as luzes de ambientes vazios e permitem programar o ‘liga e desliga’ dos eletrônicos da casa”, garante Thiago.

Ligar o ferro para passar rapidinho apenas uma peça de roupa evita que o aparelho fique ligado por muito tempo e, consequentemente, reduz o consumo de energia.
MITO. “Cada vez que você liga o ferro de passar, ele leva um tempo até atingir a temperatura ideal para passar, o que já está demandando energia. Agora, imagine você ligando o ferro todos os dias para passar uma ou duas peças de roupas. Isso não é economia, e sim, desperdício de energia”, alerta Thiago. Em se tratando de economia, a orientação é para que passe somente peças necessárias (evite passar roupas de usar em casa, de cama, de academia) e, junte o maior número de peças para passar tudo de uma vez.

Quer saber outras dicas para usar a energia na sua casa de forma eficiente? Acesse www.energisa.com.br.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Energisa conscientiza sobre segurança na construção civil

Energisa orienta pacientes que usam equipamentos de sobrevida em casa

Fonte e foto: Energisa Minas Rio