Conselheiros Tutelares tomam posse para mandato de quatro anos

Conselheiros Tutelares tomam posse para mandato de quatro anos

A Prefeitura de Cataguases, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) empossou cinco novos Conselheiros Tutelares na manhã desta quarta-feira 10 de janeiro. A cerimônia foi realizada no Educandário Dom Silvério, Centro de Cataguases. Eleitos no dia 1º de outubro de 2023, eles vão cumprir um mandato de quatro anos e também passarão por treinamento específico para o desempenho de suas funções. Os novos conselheiros tutelares são: Fernanda do Carmo Campos, Fernanda Moreira Gonçalves, Janaina Pimenta Silva, Maria Lúcia Clemente e Nilton Mariano Ferraz Junior.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Conselheiros Tutelares tomam posseEstiveram presentes o prefeito José Henriques, o vice, Marco Andrade, o promotor da Infância e da Juventude, Gustavo Garcia Araújo, o chefe de gabinete, Humberto Valverde, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Carol Damasceno, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Prisciliana Monteiro Passos, o representante da Comissão Especial do Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar de Cataguases, Murilo Matias de Souza, além dos novos conselheiros e demais convidados.

Em seu breve pronunciamento o prefeito José Henriques enfatizou a importância do trabalho dos Conselheiros Tutelares “neste momento em que enfrentamos uma batalha para fortalecer a infância.” Ele reforçou o apoio ao Conselho e desejou felicidades aos novos membros. O vice, Marco Andrade, revelou sua preocupação em mudar a imagem do Conselho, que para ele é um dos mais importantes do município. “É preciso deixar de lado essa imagem de que o Conselho existe para punir. Ao contrário. A população precisa entender que ele está aí para melhorar a situação das crianças”, afirmou.

Carol Damasceno reiterou que o Conselho, apesar de ser autônomo, não está sozinho e que a sua Secretaria vai trabalhar em conjunto com ele na solução dos problemas “para amenizar as vulnerabilidades da população infantil”, assegurou. Por sua vez, Prisciliana Monteiro lembrou as funções do Conselho, desejou boa sorte e sabedoria a todos os novos membros. Já Murilo Matias foi sucinto, lembrando que o trabalho dos conselheiros é – na prática – “de encurtar o sofrimento das pessoas. A luta é dura, mas recompensadora”, garantiu.

O promotor da Infância e da Juventude, Gustavo Garcia Araújo, disse que o Conselho dá “prioridade absoluta ao público alvo (crianças e adolescentes).” Continuando frisou que “independente de qual gestor tenha o município é importante dar apoio ao Conselho Tutelar.” Sobre a eleição destes novos conselheiros, Gustavo lembrou que o trabalho começou um ano antes do pleito “a fim de que tudo transcorresse da melhor forma.” Antes de encerrar lembrou que o Ministério Público é parceiro do Conselho Tutelar, pediu para que os novos conselheiros levem em consideração a vulnerabilidade social das crianças ao agirem e desejou sucesso a todos.

Conselheiros Tutelares tomam posse

NOTÍCIAS RELACIONADAS
População define os novos membros do Conselho Tutelar

Dia 1º acontece eleição para o Conselho Tutelar de Cataguases