Minas reforça importância do cadastro para receber alertas da Defesa Civil

Minas reforça importância do cadastro para receber alertas da Defesa Civil

No estado de Minas Gerais, 1,2 milhão de pessoas estão cadastradas no sistema de alertas da Defesa Civil. Uma ferramenta eficaz para informar a população sobre mudanças repentinas do tempo, seja em uma onda de calor, como a registrada em Minas Gerais e outras partes do país na última semana, ou riscos de enchentes e alagamentos no período chuvoso. Esta cobertura, porém, pode ser ainda maior. Pensando nisso, o Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), está à frente da campanha Cadastre Aí, que tem como objetivo incentivar os mineiros a se inscreverem no sistema.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Gratuito, o serviço envia diretamente para o celular da pessoa cadastrada, e sem necessidade de internet, mensagens de alertas meteorológicos. “Os alertas da Defesa Civil abrangem todo tipo de situação, desde ondas de calor intensas até períodos chuvosos. Enquanto focamos na atual onda de calor, é crucial lembrar que sua importância se estende a todas as condições climáticas, sempre buscando garantir a segurança e a preparação para qualquer adversidade”, reforça a tenente Nathalia de Freitas Monteiro, assessora de Comunicação do Gabinete Militar do Governador e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Para começar a receber os avisos, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199. É uma ação simples que pode fazer toda a diferença na segurança e preparo da população diante de eventos climáticos adversos. O trabalho é feito 24 horas por dia em parceria da Defesa Civil com órgãos responsáveis por realizarem o monitoramento meteorológico, como Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais/Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Simge/Igam) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Dentre os tipos de alertas que podem ser enviados pelo sistema, estão incluídos avisos sobre tempestades, áreas sujeitas a alagamento, risco geológico, baixa umidade do ar, onda de calor, entre outros fenômenos meteorológicos que possam representar perigo para os mineiros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Defesa Civil alerta para chuvas de até 200 mm nesta quinta e sexta-feira

Meteorologia divulga alerta de temporal para Cataguases e região

Fonte: Agência Minas | Foto: Cedec – divulgação