Minas Gerais prorroga Campanha de Multivacinação

Minas Gerais prorroga Campanha de Multivacinação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) prorrogou a Campanha de Multivacinação até a próxima sexta, 10 de novembro, em todo o estado. O principal objetivo dessa estratégia é permitir que pais e responsáveis tenham alguns dias a mais para atualizar a caderneta de vacinação e garantir a imunidade de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

As vacinas disponibilizadas para a campanha previnem contra várias doenças, inclusive, algumas que já foram erradicadas do país. No caso das crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias estão disponíveis a BCG, hepatite B, penta (DTP/Hib/HB), poliomielite inativada (VIP), poliomielite oral (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente (conjugada), meningocócica c (conjugada), febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola — SCR), tetraviral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela – SCRV), DTP, hepatite A e varicela.

Já as crianças a partir dos 7 anos de idade e os adolescentes poderão ser imunizados contra a hepatite B, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), difteria e tétano adulto, dTpa (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY (conjugada), HPV quadrivalente e varicela.

Eduardo Campos Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, destaca a importância de aproveitar os últimos dias e atualizar o cartão de vacinação. “Muitas doenças, até então erradicadas, correm o risco de serem reintroduzidas caso nossas crianças e adolescentes não se vacinem, como é o caso do sarampo e também da poliomielite, que causa a paralisia infantil. Portanto, leve seu filho e filha até a unidade básica de saúde mais próxima e atualize o cartão de vacinas, pois elas salvam vidas”, reforça.

A multivacinação é uma estratégia que visa facilitar o acesso da população elegível a várias vacinas em um único momento, simplificando a visita dos pais ou responsáveis às unidades básicas de saúde (UBS) para a atualização do cartão de vacinação, em conformidade com o Calendário Nacional de Vacinação.

Coberturas Vacinais

Como parte da estratégia do Vacina Mais, Minas, a SES-MG lançou o Painel de Cobertura Vacinal, disponível aqui. Nele é possível fazer a consulta e vigilância dos dados dos índices vacinais de todos os imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de até dois anos. As informações são retiradas do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde, sendo possível filtrar as informações e fazer análises por região, Unidade Regional de Saúde (URS) ou município.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Campanha de Multivacinação começa amanhã, sábado

Campanha Nacional de Multivacinação é prorrogada até 30 de novembro

Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

Fonte: Agência Minas | Foto: Fábio Marchetto-SES-MG