Núcleo de Endemias divulga boletim sobre Dengue, Chikungunya e Zika

Núcleo de Endemias divulga boletim sobre Dengue, Chikungunya e Zika

Com a chegada da estação chuvosa, redobrar as ações de cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e Zika deve ser mais uma rotina na vida da população cataguasense. É, também, uma das principais ações dos órgãos de saúde pública do município.

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e do Núcleo de Controle de Endemias, divulgou nesta sexta-feira, 27 de outubro, seu último Boletim Epidemiológico com dados referentes até a 42ª Semana Epidemiológica em Cataguases, sobre a incidência destas doenças.

Conforme o documento, foram feitas 724 notificações de Dengue, sendo que deste total foram confirmados 203 casos; 9 casos de chikungunya foram notificados com 5 deles confirmados e apenas um caso de Zika Vírus notificado, porém nenhum confirmado.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que em caso de suspeita de uma dessas doenças é necessário procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, o quanto antes para iniciar o tratamento. Os sintomas destas doenças são muito parecidos e consistem basicamente em febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas e manchas vermelhas pelo corpo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Cataguases tem risco maior do que o recomendado para dengue

Saúde faz campanha contra a Dengue em Cataguases

Fonte: Prefeitura de Cataguases | Foto: Pexels