Defensoria Pública promove Mutirão Direito a Ter Pai nesta sexta-feira

Defensoria Pública promove Mutirão Direito a Ter Pai nesta sexta-feira

Amanhã, dia 20 de outubro, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) em Cataguases e em outras 61 unidades no estado estarão com as portas abertas para receber as pessoas que se inscreveram para participar da 11ª edição estadual do Mutirão Direito a Ter Pai.

A iniciativa tem como objetivo a garantia do direito ao nome do pai ou da mãe no registro de nascimento de crianças, adolescentes e adultos. Ter o nome do pai na certidão é um direito garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Além dos tradicionais exames de DNA e reconhecimento espontâneo de paternidade/maternidade, também será possível fazer reconhecimento socioafetivo, que é o reconhecimento jurídico da maternidade e/ou paternidade com base no afeto, sem que haja vínculo biológico entre as pessoas.

Nesta edição, a DPMG em Cataguases irá oferecer mais serviços, contemplando os desdobramentos jurídicos que envolvem a relação de pais com filhas e filhos. Demandas de pensão alimentícia, revisional de alimentos, direito de convivência, guarda e investigação de paternidade também poderão ser resolvidas no mutirão. A ideia é fomentar o efetivo exercício e a consciência da paternidade ativa e garantir direitos. Todos os atendimentos são gratuitos e acontecem no dia mutirão.

Desde sua primeira edição, em 2011, o Mutirão Direito a Ter Pai tem facilitado o reconhecimento de paternidade em Minas Gerais. A inciativa já promoveu mais de 60 mil atendimentos e realizou mais de 10 mil exames de DNA.

Em Cataguases, o mutirão acontece na Unidade da Defensoria Pública de Minas Gerais, que fica na Praça D. Cunha Neto – em frente ao fórum – a partir das 8h. O Mutirão Direito a Ter Pai 2023 é realizado com o apoio da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG).

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Defensoria abre inscrições para o Mutirão Direito a Ter Pai

Defensoria Pública realiza esta semana o Mutirão das Famílias 2023

Fonte: DPMG | Foto: Arquivo