Energisa abre curso gratuito para capacitação na Lei Rouanet

Energisa abre curso gratuito para capacitação na Lei Rouanet

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito, promovido pela Energisa, que vai oferecer capacitação e atualizações sobre as necessidades para adequar um projeto para a Lei Rouanet. O curso “Lei Federal de Incentivo à Cultura – Dominando a Lei Rouanet + Mentoria” busca potencializar produtores e gestores culturais para que utilizem sua energia criativa em ações culturais dentro de seus territórios. O prazo para se inscrever termina dia 3 de novembro e pode ser feita através deste link. As aulas serão ministradas on-line nos dias 13, 14, 16 e 17 daquele mesmo mês.

O projeto vai priorizar mulheres pretas e indígenas com idades entre 18 e 44 anos, como um dos critérios de seleção. Além disso as interessadas precisam atuar como agente cultural no mesmo estado em que reside, o qual deve constar do rol das turmas oferecidas; e deve ter pelo menos um ano de experiência na área cultural, devendo anexar, ao formulário de inscrição, documentos que comprovem esta experiência, tais como, publicações em redes sociais de projetos nos quais tenha atuado, citações e currículo inserido em projetos incentivados dos quais seja proponente. Baixe aqui o regulamento.

O curso da Energisa vem para mostrar que conseguir esse patrocínio não é um bicho de sete cabeças. Com as informações precisas e a documentação necessária, qualquer gestor cultural pode se inscrever na lei Rouanet e dar um passo a mais para transformar seu sonho em realidade. Por meio de encontros com renomados especialistas que são referências em suas áreas de atuação, unindo consistente formação acadêmica com intensa experiência no mercado, o curso oferecerá aos inscritos um caminho para profissionalizar e ampliar a sua capacidade na hora de buscar incentivos fiscais, desde a inscrição e aprovação dos projetos até sua gestão e adequada prestação de contas.

Com 20 participantes por turma e um total de 12 horas de aula divididos em 4 módulos de 3 horas, o curso será 100% online. As aulas serão expositivas e práticas, inclusive com acesso ao sistema de inscrição de projetos Salic, que é a plataforma usada pela lei Rouanet para o recebimento de propostas. Para realizar o curso, o único material necessário é um computador com acesso à internet. Após o curso, 10 participantes de cada turma serão selecionados para receber 2 horas mentoria individual. Os participantes que comparecerem a pelo menos 75% das aulas ganham certificado de conclusão.

Por meio de leis de incentivo, como a Lei Rouanet, a Energisa destina recursos para projetos de grande ou pequeno porte, que podem acontecer em grandes centros, mas também em pequenas cidades e regiões. É justamente nesses lugares menores que a riqueza cultural encontra dificuldades para se familiarizar com o sistema de incentivos fiscais. “Com essa iniciativa, pretendemos democratizar o acesso aos incentivos. Temos inúmeros casos de projetos maravilhosos que não conseguem participar dos processos burocráticos por falta de conhecimento dos proponentes sobre a Lei Rouanet. A nossa expectativa é aumentar o impacto positivo do Programa Energisa Cultural, especialmente para a população dos estados onde temos atuação, levando educação, arte e desenvolvimento”, diz a coordenadora de Investimento Social do Grupo Energisa, Delânia Cavalcante (foto principal).

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fundação Ormeo Junqueira Botelho comemora 35 anos de atividades

Polo Audiovisual e Energisa realizam pré-estreia do longa “Derrapada”

Fonte: Energisa | Foto: Reprodução Energisa