Até o fim do ano rodovias estaduais de Minas terão 700 radares

Até o fim do ano rodovias estaduais de Minas terão 700 radares

Motoristas vão encontrar mais radares nas estradas estaduais. Até dezembro, 700 aparelhos de controle de velocidade estarão em funcionamento em Minas. O número será 40% maior se comparado a 2022. Apesar das críticas de parte dos condutores, que ainda insistem no discurso de indústria da multa, o reforço na fiscalização é apontado por autoridades e especialistas como uma das principais medidas para barrar imprudências no trânsito.

No ano passado, as rodovias sob responsabilidade do Estado contavam com 493 equipamentos. Atualmente são 626. A ampliação foi informada pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno Barros de Souza. “O radar é um instrumento importante. Se a gente pegar a quantidade de pessoas que tomam multas em radares, é um número muito pequeno porque as pessoas respeitam os radares e com isso reduzem a velocidade, evitando acidentes e mortes”.

Os novos locais de instalação não foram informados. Segundo ele, os pontos estão sendo avaliados. A instalação deve levar em conta trechos de rodovias com curvas perigosas e com presença de pedestres. O histórico de acidentes também pesa, acrescenta o consultor em engenharia de tráfego Silvestre de Andrade, que avalia de forma positiva o reforço na fiscalização.

“É óbvio que ainda temos um número de acidentes muito grande, muitas vítimas. Mas o radar é uma forma eficiente de fiscalizar aquele trecho 24 horas por dia. Se as pessoas cumprissem a legislação, não haveria necessidade”, afirma o especialista em trânsito.

Carga pesada

Além dos radares, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) promete apertar o cerco aos caminhões e carretas que trafegam com o limite de peso acima do permitido nas estradas, aumentando os riscos de acidentes e danificando o pavimento.

Atualmente, 25 balanças estão em operação. A previsão do governo é que até dezembro mais dez sejam instaladas. “É uma forma de garantir que os veículos pesados estejam circulando dentro da capacidade. Com isso a gente preserva o pavimento e dá mais vida útil à nossa malha rodoviária, sem a necessidade de reformas constantes”.

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Fonte: Jornal Hoje em Dia | Foto: Criativa FM