Município vai contestar suspensão do reajuste salarial dos agentes políticos

Município vai contestar suspensão do reajuste salarial dos agentes políticos

A juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Cataguases, Luciana de Oliveira Torres, concedeu liminar em uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais contra o Município de Cataguases. A Promotoria de Justiça acatou denúncia de um cidadão local que entendeu existir irregularidade no reajuste salarial autorizado pela Lei Municipal nº 4.839/22 para prefeito, vice, e secretários municipais, além dos vereadores. Em sua defesa, o município vai contestar a decisão.

Conforme divulgou este site à época da aprovação da referida lei, foram votados e aprovados de uma só vez, naquela sessão ordinária do Legislativo Municipal três projetos de lei, todos para repor as perdas provocadas pela inflação do período nos vencimentos de servidores e agentes políticos dos poderes Executivo e Legislativo. As leis entraram em vigor imediatamente, com seus efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2022. Os secretários – conforme a mesma lei – tiveram seus vencimentos atualizados em 11%.

Para o Ministério Público a aprovação da referida lei é ilegal e a justiça, após analisar o processo, acatou o pedido de liminar que suspendeu o pagamento desse reajuste (prefeito, vice, e vereadores receberam 10,06% de reajuste). De acordo com aquela magistrada houve descumprimento da regra constitucional que veda qualquer alteração remuneratória promovida para o próprio mandato. “O princípio da anterioridade da legislatura, instituído pelo art. 29-A da CR/88, prevê que qualquer modificação que acarrete aumento nos subsídios dos agentes políticos deverá ser providenciada em legislatura antecedente àquela em que vigorará o reajuste”, explicou em sua sentença.

O processo segue em andamento e a Prefeitura de Cataguases deverá se manifestar quando for intimada. Segundo apurou o Site junto a prefeitura, o município vai mostrar em sua defesa que não ocorreu aumento de salário, mas sim, uma reposição das perdas. Além disso, vai argumentar que o último reajuste salarial dos agentes políticos do município ocorreu em 2012 e entrou em vigor no ano seguinte, conforme determina a Constituição Federal.

Leia a decisão da justiça, na íntegra, após fazer download do arquivo abaixo.

Decisao

LEIA TAMBÉM
Câmara Municipal aprova reposição das perdas salariais dos agentes políticos

Câmara Municipal de Muriaé desmente aumento de salário para vereadores