DER-MG divulga ações para edição do movimento Maio Amarelo 2023

DER-MG divulga ações para edição do movimento Maio Amarelo 2023

O Movimento Maio Amarelo comemora dez anos em 2023 e, para celebrar a primeira década de ações, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) prepara uma série de eventos com o tema central da campanha deste ano “No trânsito, escolha a vida”. A programação prevê atividades na sede, em Belo Horizonte, e nas 40 Unidades Regionais do órgão espalhadas por todo o território mineiro.

O objetivo central é conscientizar a sociedade sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo, além de motivar atitudes que promovam um ambiente mais seguro para condutores e pedestres. De acordo com a gerente de Educação para o Trânsito do DER-MG, Rosely Fantoni, a campanha promove atividades voltadas ao debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão no trânsito.

Segundo ela, a mudança de cultura é um ponto principal a ser considerado pelos agentes responsáveis por educar os envolvidos no trânsito. “Devemos preparar o cidadão para que ele circule de forma segura dentro das cidades e nas rodovias, objetivando, principalmente, a redução das ocorrências”, avalia.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional, apartidário, de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo colocar em evidência o tema da segurança no trânsito, além de mobilizar a sociedade para disseminar conhecimento e trazer ações que garantam essa segurança para o cotidiano.

A cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. O laço representa que os acidentes de trânsito são também considerados uma epidemia e segue a mesma diretriz das campanhas de conscientização contra o vírus HIV, o combate ao câncer da mama (outubro rosa) e ao da próstata (novembro azul).

O Brasil aderiu a esse movimento por estar no ranking dos cinco países onde mais se morre no trânsito: aproximadamente 50 mil pessoas por ano.

A Resolução do CONTRAN 722 de 6/2/2018, chancela o tema e propõe que durante todo o mês de maio os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e parceiros viabilizem ações de apoio ao Maio Amarelo por meio de campanhas voltadas para a sociedade por um trânsito seguro.

LEIA TAMBÉM
PMRv Dona Euzébia faz campanha educativa sobre Maio Amarelo

Campanha Maio Amarelo alerta sobre prevenção a acidentes no trânsito

Fonte: Agência Minas | Foto: Cap. Vinícius Araújo Barroso – PMRv