Minas lança plano estadual de enfrentamento à tuberculose até 2026

Minas lança plano estadual de enfrentamento à tuberculose até 2026

Com o objetivo de estabelecer metas e melhorar indicadores de controle da tuberculose em Minas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apresentou a segunda etapa do Plano Estadual pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública – estratégias para 2023-2026.

O documento traz o cenário epidemiológico, principais avanços e desafios, indicadores de monitoramento, pilares, objetivos e ações para o enfrentamento à doença.

O lançamento ocorreu durante o V Workshop para o Controle da Tuberculose em Minas Gerais, realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, na última semana (entre 7 e 9/3).

Coordenadora de Tuberculose da SES-MG, Maíra Veloso explica que o plano estadual foi elaborado conforme diretrizes do plano nacional, do Ministério da Saúde, e considerando as especificidades do estado. “O plano foi amplamente discutido com todas as Unidades Regionais de Saúde e municípios para definição das ações e indicadores de monitoramento. Esses indicadores serão utilizados pelo Estado para avaliar a implementação das ações do plano. Outros indicadores podem ser selecionados pelos territórios, considerando a realidade local”, pontua.

Cenário

De acordo com pesquisa feita pela Coordenação de Tuberculose da SES-MG apresentado durante o workshop, 4.773 casos da doença foram notificados no estado em 2022.

Os três municípios com maior número de casos foram Belo Horizonte, com 669, Juiz de Fora, com 249 e Uberlândia, com 176. O coeficiente de incidência de tuberculose, no ano passado, foi de 19 casos a cada 100 mil habitantes.

Além disso, a análise trouxe a informação de que 543 municípios mineiros registraram ao menos um caso da doença em 2022.

Em 2023, 482 pessoas foram diagnosticadas com o agravo em Minas, até o momento.

LEIA TAMBÉM
Cresce o número de pessoas com DST`s em Cataguases

Saúde realiza seminário inédito sobre Vigilância em Saúde

Fonte: Agência Minas | Foto: Fábio Marchetto – SES-MG