Coletivo entrega a José Henriques reivindicações para a Cultura

Coletivo entrega a José Henriques reivindicações para a Cultura

Integrantes do Coletivo “Somos Cultura Cataguases”, vinculado ao Partido dos Trabalhadores (PT) local, se reuniram com o prefeito José Henriques na última terça-feira, 7 de fevereiro, no Paço Municipal, quando lhe entregaram um documento com sugestões para a promoção e o fortalecimento da Cultura em Cataguases. Conforme o texto, “defendemos que o setor seja devidamente estimulado e valorizado pelas políticas públicas do município, através de mecanismos democráticos e transparentes, sempre com o objetivo de ampliar o acesso à produção e fruição dos bens culturais gerados em nossa cidade.”

Conforme explicou Alex de Freitas, coordenador regional do PT Zona da Mata e uma das lideranças do Coletivo, “este documento que entregamos ao prefeito tem como objetivo lembrá-lo a planejar e fomentar políticas públicas de cultura; assegurar a preservação e promover a valorização do patrimônio cultural material e imaterial do Município de Cataguases, e estabelecer condições para o desenvolvimento da economia da cultura, considerando em primeiro plano o interesse público e o respeito à diversidade cultural”, frisou. Ele avaliou o encontro como positivo e que José Henriques foi “muito receptivo além de ter reiterado seu compromisso com o fortalecimento do setor cultural na cidade.” Também estiveram presentes o vice-prefeito Marcos Andrade e a vereadora Stéfany Carli de Oliveira.

Sobre o encontro o prefeito José Henriques disse que a participação da sociedade nos assuntos relevantes do município são muito bem-vindos, além de considerá-la necessária. “As portas da prefeitura e do meu gabinete estão abertas para receber colaborações, sugestões e tudo que possa ajudar a nossa Cataguases a crescer. A Cultura para nós tem um papel revelante por tudo o que contribuiu no passado e ainda vai contribuir para o nosso desenvolvimento. Ver um grupo de cataguasenses preocupados com ela é muito promissor e nós vamos nos esforçar para dar a este setor o destaque que merece”, assegurou.

O documento entregue ao chefe do Executivo destaca a “necessidade de ações estruturantes para uma construção efetiva de Política Pública de Cultura” em Cataguases e elenca três ações estratégicas:

1 – Apresentação pela atual gestão municipal de uma proposta de Política Pública de Cultura para Cataguases, considerando toda a diversidade cultural existente e atuante na cidade e nos distritos municipais;

2 – Organização e execução de um amplo “Censo Cultural” de Cataguases, capaz de alcançar, mapear e registrar todos os seguimentos culturais atuantes na cidade, na sua diversidade, na sua pluralidade de saberes e fazeres, tradicionais e ou contemporâneos. Uma ação capaz de criar um Sistema Municipal de Informação da Cultura, fundamental para formulação de políticas públicas;

3 – Reorganização do Conselho Municipal de Cultura, enquanto instância fundamental para o fortalecimento e execução de Políticas Públicas de Cultura em Cataguases, garantindo maior representação de todos os seguimentos do setor cultural e melhores condições de participação da sociedade civil local. Uma ação que qualifica a participação efetiva de Cataguases nos Sistemas Estadual e Nacional de Cultura, capaz de pleitear e garantir a execução de recursos, em especial, das recentes conquistas do setor cultural através das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo.

LEIA TAMBÉM
Cataguases melhora a pontuação no ICMS do Patrimônio Cultural 2022

Prefeitura divulga programação de Carnaval em Cataguases

Foto: Coletivo Somos Cultura Cataguases