Cataguases cadastra pessoas interessadas em doar medula óssea

Cataguases cadastra pessoas interessadas em doar medula óssea

Cataguases começou a cadastrar na última quarta-feira, 18 de janeiro, as pessoas interessadas em serem doadoras de medula óssea. A coleta de sangue será feita na Policlínica e ação ocorre através de uma parceria com a Fundação Hemominas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, para realização da coleta é necessário agendamento, que pode ser feito pelos telefones (32) 3429-2441 e (32) 3429-4900 ou presencialmente na Policlínica.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o secretário de Saúde, Vinícius Franzoni, destacou a importância da parceria para salvar vidas. “No ano de 2022 salvamos 4.928 vidas com o sangue de diversos doadores cataguasenses. Que em 2023 possamos salvar muito mais vidas!”, disse.

O procedimento será realizado juntamente com a doação de sangue que já acontece semanalmente no local. O material coletado será encaminhado para análise no Instituto Nacional do Câncer (Inca) para análise de compatibilidade com receptores.

Saiba como ser um doador de medula óssea

Qualquer pessoa com idade entre 15 e 60 anos pode ser um doador voluntário de medula óssea. Basta estar em boas condições de saúde e se inscrever no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

O Redome reúne os dados de todos os voluntários para pacientes que não possuem um doador compatível na família. Ele busca doadores não só no Brasil todo, mas também em outros países.

Antes de fazer a doação, o voluntário deve fazer um exame de sangue e ter todo os dados incluídos no Redome. Se ele for compatível com algum receptor, ele é convocado para doar.

LEIA TAMBÉM
Hemominas informa datas para doação sangue em Cataguases

Onze Atiradores do Tiro de Guerra fazem doação de sangue

Fonte: g1 Zona da Mata | Foto: Lara Cristina/g1