Cataguases é o quarto da Zona da Mata na criação de empregos

Cataguases é o quarto da Zona da Mata na criação de empregos

De janeiro a novembro de 2022 Cataguases foi a quarta cidade da Zona da Mata com o maior saldo positivo na geração de emprego. Se excluir da lista Juiz de Fora, que por ser a maior da região apresenta números muito melhores, Cataguases aparece na terceira colocação entre municípios do mesmo porte. Os números são do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – do Ministério do Trabalho e Previdência, e foram compilados pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional (SEDEGI). O resultado de dezembro não está contabilizado porque ainda não foi divulgado pelo Caged.

Conforme os dados apresentados pela SEDEGI, que é coordenada por Luiz Antônio Paixão Resende, no período analisado (janeiro a novembro de 2022), apenas no primeiro mês do ano Cataguases apresentou déficit de contratações com as demissões superando as admissões, gerando o fechamento de 62 vagas. A tendência negativa foi interrompida logo em fevereiro, com a criação de 92 novas vagas de trabalho. Ao longo de todos os demais meses de 2022, o município registrou saldo positivo nas contratações, expectativa mantida para dezembro, mês em que, tradicionalmente, há mais contratações.

No ranking de admissões, Juiz de Fora liderou a Zona da Mata em 2022 na abertura de vagas de emprego. Aquela cidade terminou o mês de novembro com um saldo positivo de 4.851 novos postos de trabalho. Em segundo lugar ficou Viçosa que abriu 971 vagas. A terceira colocação é de Muriaé que criou 876 novos empregos e, em quarto lugar está Cataguases que ofereceu 827 novas vagas de trabalho. Ubá, cidade conhecida pelo seu polo moveleiro, chegou a novembro imediatamente atrás de Cataguases, ocupando a quinta colocação, com saldo de 787 novos empregos.

De acordo com a avaliação de Luiz Paixão, “este ano de 2022 foi de retomada da atividade econômica no país com o fim da fase aguda da pandemia. E Cataguases reagiu muito bem neste sentido como os números mostraram. Agora estamos focados em 2023 onde vislumbramos um cenário muito mais favorável ao crescimento da economia e da oferta de empregos no município”, disse.

LEIA TAMBÉM
Em 2021 Cataguases criou 984 vagas de trabalho, informa Caged

Cidades da região seguem com saldo positivo de empregos, diz Caged