IPVA 2023 em Minas será pago a partir do mês de março

IPVA 2023 em Minas será pago a partir do mês de março

O Governo de Minas Gerais definiu o mês de março como data de início da cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano de 2023. Conforme informou o jornal Estado de Minas, a Secretaria de Estado de Fazenda afirmou que outras informações como calendário, emissão de guias e valores serão divulgadas posteriormente.

“O Governo de Minas Gerais informa que os pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2023) têm início previsto para março. Demais detalhes, como calendário, emissão de guias e tabelas com valores, serão amplamente divulgados pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) em momento oportuno”, diz a nota do órgão estadual.

Com a confirmação do tributo para março, Minas pode adotar um calendário similar a 2022. Na ocasião, os proprietários de automóveis tinham duas opções: pagar em cota única entre os dias 21 e 25 de março (a depender do final da placa do veículo) ou dividir em três parcelas – as duas últimas vencendo entre 25 e 29 de abril e 25 e 31 de maio.

Congelamento em 2022

Por causa da crise econômica provocada pela pandemia de COVID-19, o IPVA em Minas foi congelado em 2022. O projeto apresentado pelo deputado estadual Bruno Engler (à época no PRTB) contou com aprovação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O governador Romeu Zema confirmou o aceite à proposta em 29 de dezembro de 2021 com o argumento de que era preciso “amenizar os efeitos da crise no bolso dos mineiros”.

Com a sanção de Zema, os proprietários de veículos desembolsaram em 2022 a mesma quantia destinada ao IPVA de 2021. A ALMG se mobilizou na apreciação do projeto em meio à valorização de carros seminovos e usados na tabela Fipe, com aumento médio de 22,81% durante a pandemia do coronavírus.

Alíquotas

A alíquota do IPVA em Minas varia de 1% a 4% sobre o valor do veículo. Para automóveis novos, a base de cálculo é o preço que consta no documento fiscal. Para usados, leva-se em conta o preço médio do mercado no fim do ano anterior ao da cobrança. Desde 2008, a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) é tomada como referência.

🚘 4% – Automóveis, veículos de uso misto e utilitários, caminhonetes cabine estendida e dupla;

🚘 3% – Caminhonetes de carga (picapes) e furgões;

🚘 2% – Automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público (ex: táxi, escolar) comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel;

🚘 2% – Motocicletas e similares;

🚘 1% – Veículos de locadoras (pessoa jurídica);

🚘 1% – Ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão trator

A Sefaz-MG oferece desconto de 3% aos contribuintes que se mantiverem regulares por dois anos consecutivos. Além disso, há dedução de 3% a quem optar pela cota única. É possível ser contemplado com os dois benefícios.

LEIA TAMBÉM
IPVA atrasado de 2022 já pode ser pago em até 12 parcelas

Pagamento da última parcela do IPVA 2022 começa hoje em Minas Gerais

Fonte: Jornal Estado de Minas | Foto: Cristiano Machado