Operação em Muriaé e região mira contratos e lavagem de dinheiro

Operação em Muriaé e região mira contratos e lavagem de dinheiro

Cerca de 50 mandados judiciais são cumpridos nesta quarta-feira, 30 de novembro, em Muriaé e cidades da região pelo GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. A operação denominada “Metástase” investiga um esquema criminoso de lavagem de dinheiro na Zona da Mata. Em Muriaé as ações aconteceram no setor de Licitações da Prefeitura e no Demsur, autarquia responsável pelo serviço de água e esgoto do município.

A operação foi deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais, em conjunto com as Promotorias do Patrimônio Público e da Ordem Econômica da Comarca de Muriaé, Polícia Civil e a Polícia Militar. Um dos objetivos é investigar o envolvimento de um traficante de drogas da região envolvido em homicídio e pessoas vinculadas à ele, inclusive agentes políticos, bem como empresas participantes de licitações em Muriaé, Laranjal e outras cidades da região.

Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, 9 mandados de bloqueios de imóveis e 17 mandados de sequestro de veículos, dentre caminhões e carros de luxo. As investigações apontam que contratos administrativos celebrados entre municípios e autarquias da região com empresas ligadas ao principal investigado seguramente ultrapassam o montante de R$ 5 milhões.

Em nota, o Demsur e a Prefeitura de Muriaé afirmam que os documentos apreendidos datam também de processos ocorridos em administrações passadas e enfatizou que a Prefeitura de Muriaé e o Demsur permanecem solícitos para colaborar com toda a investigação, sempre pautados na transparência e lisura de todos os procedimentos efetuados.

Operação em Muriaé e

Leia a nota na íntegra:

Na manhã de hoje (30), a Polícia Civil esteve na Prefeitura de Muriaé e no Demsur em um desdobramento da operação GAECO, para busca e apreensão de procedimentos licitatórios de determinadas empresas prestadoras de serviço que estão sob investigação.

Os documentos apreendidos datam também de processos ocorridos em administrações passadas.

A Prefeitura de Muriaé e o Demsur permanecem solícitos para colaborar com toda a investigação, sempre pautados na transparência e lisura de todos os procedimentos efetuados.

LEIA TAMBÉM
Gaeco apura desvio de dinheiro da pandemia em município da Zona da Mata

Gaeco prende assaltante condenado que estava foragido em Guidoval

Fonte e fotos: Rádio Muriaé