Procon lista dicas de cuidados e atenção na Black Friday

Procon lista dicas de cuidados e atenção na Black Friday

No dia 25 de novembro, última sexta-feira do mês, acontece a Black Friday edição 2022. Este é o maior evento de ofertas do setor varejista, aguardado ansiosamente por milhares de consumidores por todo o mundo. Apesar da data ser muito conhecida pelos descontos e promoções, também é bastante comum algumas lojas aumentarem drasticamente os preços dos produtos nas semanas que antecedem a data. O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), diz que este procedimento causa a falsa sensação de oferta no dia do evento.

Além de observar os preços com antecedência, os consumidores também devem tomar cuidado com as condições oferecidas pela loja no ato da venda. É o caso de taxas de juros, número de parcelas, bem como o custo efetivo total da operação. A atenção deve ser redobrada se tratando de compras online.

Em todo caso, ter conhecimento sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC) para ter os direitos assegurados é um bom preparo. Na hora de pagar a compra, recomenda-se o uso do cartão de crédito, especialmente quando a compra é pela internet, pois é o meio de pagamento mais seguro que garante estorno em caso de golpes.

O CDC também prevê a desistência de uma compra dentro do prazo de sete dias a partir do recebimento do produto [compras online]. O arrependimento não precisa ser justificado, seja por defeito no produto ou outro motivo.

Principais dicas para se prevenir na Black Friday

✔︎ Pesquise os preços e observe os aumentos ocorridos pouco antes da data;
✔︎ Verifique as condições de pagamento e os juros inseridos;
✔︎ Se atente a variação dos preços entre uma empresa e outra;
✔︎ Cuidado com o valor do frete, pois pode ficar mais caro que o produto em si;
✔︎ Fique atento às opções de parcelamento;
✔︎ Cuidado com os links para compras que chegam por e-mail ou redes sociais;
✔︎ É importante verificar sempre a URL do site em que pretende fazer compras assim como a sua origem, para checar a veracidade do endereço;
✔︎ Pesquise sobre o estabelecimento na internet para conhecer o histórico da empresa com serviços de entrega e reclamação de clientes;
✔︎ Se planeje financeiramente para fazer as compras;
✔︎ Na garantia estendida, verificar se a cobertura é total ou para troca do produto é necessário pagar franquia.

LEIA TAMBÉM
Consumidor deve ficar atento com a Black Friday, orienta Procon-MG

PROCON Cataguases dá dez dicas para não ter problemas na Black Friday

Fonte: .FDR com texto de Laura Alvarenga | Foto: Arquivo