CBA abre novo edital de programa de reflorestamento ambiental

CBA abre novo edital de programa de reflorestamento ambiental

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) acaba de lançar o novo edital do Programa Reflora, voltado para pequenos e médios produtores rurais interessados em realizar o reflorestamento prioritariamente de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), e para médios e grandes proprietários em áreas não-protegidas que estejam degradadas em suas propriedades. Após o sucesso de inscrição do primeiro edital, a Companhia decidiu ampliar o programa para os municípios de Miraí, Muriaé, Itamarati de Minas, São Sebastião da Vargem Alegre, Rosário da Limeira, Descoberto, Cataguases, Leopoldina e São João Nepomuceno.

O gerente das Unidades de Mineração da Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, destaca a conexão do Programa Reflora com a Mineração Sustentável. “O Reflora é um programa da CBA, em parceria com o Instituto Votorantim e a Reservas Votorantim, que se soma aos trabalhos de Restauração Florestal na região, indo além dos já desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), além de vir ao encontro da necessidade legal dos proprietários rurais de promoverem a Restauração Florestal de suas Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal. Outro grande ganho é a continuidade das ações de estabelecimento dos corredores ecológicos mapeados nos Estudos de Biodiversidade, também realizados em parceria com a UFV”, diz.

Conheça o programa

O Programa Reflora CBA conta com a parceria do Instituto Votorantim, responsável pela gestão, prospecção e capacitação técnica dos proprietários e da Reservas Votorantim, que, além do fornecimento de mudas de espécies nativas para viabilizar o reflorestamento em áreas degradadas, apoia com a qualificação e metodologia estratégica, por conta de sua expertise em Compensação de Reserva Legal no país.

O Reflora acontece em propriedades de pequenos e médios produtores rurais das áreas de abrangência do edital, em regiões com atuação da CBA. Os inscritos passam por uma seleção prévia para checagem dos pré-requisitos do programa. Todo o fornecimento e plantio de mudas é gratuito e o produtor contará com consultorias da CBA, Instituto Votorantim e Reservas Votorantim.

CBA abre novo edital

Os benefícios para o produtor rural incluem: regulação do clima, contenção de taludes e encostas, aumento de fluxo de nascentes e preservação de mananciais, aumento e conservação da biodiversidade, equilíbrio do regime de chuvas, regulação da qualidade do ar, formação e melhora da estrutura do solo e controle de erosões e sequestro de carbono.

“Isso gera um ambiente de valor compartilhado com uma operação sustentável e está em linha com a nossa agenda ESG e estratégia de desenvolver as comunidades com presença CBA, influenciando positivamente toda a cadeia de valor do alumínio. Nesse contexto, atuamos também com as nossas reservas privadas, em especial o Legado das Águas e o Legado Verdes do Cerrado. O projeto ainda fomentará a regularização ambiental dos proprietários participantes frente ao Código Florestal”, reforça Leandro Faria, gerente geral de Sustentabilidade da CBA.

A seleção das áreas que farão parte do Reflora CBA leva em consideração a situação dos documentos e eventuais passivos das propriedades e de seus proprietários ou posseiros. Para se inscrever clique aqui.

LEIA TAMBÉM
CBA inova com plantio de mudas altas em áreas de reflorestamento

Programa de Educação Ambiental da CBA recebe o selo “SEMAD Recomenda”

Fonte e foto: CBA