Motoristas podem se inscrever no cadastro positivo de condutores

Motoristas podem se inscrever no cadastro positivo de condutores

Motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos doze meses já podem participar do Registro Nacional Positivo de Condutores. De acordo com o ministro da infraestrutura, Marcelo Sampaio, a medida pretende premiar os condutores de andam dentro da legislação.

“A gente vinha até 2018 com formato de multa, uma indústria da multa muito forte. Para que o cidadão andasse na linha, andasse na legislação, você multava com muito rigor. A gente tem buscado mudar isso, trazer um incentivo através da educação”. Disse o ministro em entrevista ao programa A Voz do Brasil da última sexta-feira, 14 de outubro.

Dos 73 milhões de condutores brasileiros, 46 estão registrados na Carteira Digital de Trânsito, ferramenta necessária para a inscrição no registro. Segundo o ministro, 1,5 milhão de motoristas estão livres de multas nos últimos 12 meses.

O cadastro permite que empresas privadas e órgãos públicos ofereçam benefícios e vantagens aos motoristas. Entre elas, por exemplo, estão reduções em taxas de serviços públicos e privados, condições diferenciadas para locação de veículos e contratação de seguros, descontos em pedágios e em estacionamento e oferta de cashback.

Como participar

A participação no cadastro é voluntária, mediante autorização do condutor. Ela pode ser registrada por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Ao se registrar, o participante dá o consentimento para que seu cadastro seja visualizado como apto a receber os benefícios.

As empresas que quiserem atuar com o RNPC devem comunicar o interesse à Senatran e apresentar os benefícios que serão oferecidos por meio de um formulário online. Para dar visibilidade aos parceiros da iniciativa, a Secretaria Nacional de Trânsito criou o selo Parceiro do Bom Condutor, que poderá ser utilizado em ações promocionais, portais, redes sociais e aplicativos.

LEIA TAMBÉM
Com nova lei de trânsito motoristas podem ter desconto de 40% em multas

Novo modelo da CNH começa a valer nesta quarta-feira, 1º de junho

Fonte: Agência Brasil | Foto: Arquivo