ALMG tem mais de 30% de renovação e recorde de mulheres eleitas

ALMG tem mais de 30% de renovação e recorde de mulheres eleitas

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que hoje tem 23 partidos, passará a ter, na 20ª Legislatura (2023/2026), 24 legendas representadas. O Democracia Cristã (DC), que elegeu um parlamentar. Já o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) perdeu sua vaga na Casa.

O partido com maior número de cadeiras passa a ser o PT (tinha 10 e pulou para 12 eleitos). Em seguida o Partido Liberal (PL) e o Partido Social Democrático (PSD) empatam com nove parlamentares eleitos para a 20ª Legislatura.

Outra novidade é que 15 mulheres foram eleitas deputadas estaduais, o que fará com que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tenha a maior bancada feminina da sua história a partir de 2023. Seis dessas conseguiram a reeleição, enquanto outras nove terão seu primeiro mandato.

A deputada Beatriz Cerqueira (PT) chegará ao segundo mandato como a mais votada entre as mulheres e, com quase 250 mil votos, foi a segunda mais votada para o cargo este ano.

Além dela, retornam à ALMG, Leninha (PT), Ione Pinheiro (União), Delegada Sheila (PL), Andréia de Jesus (PT) e Ana Paula Siqueira (Rede).

As novas deputadas serão Lohanna (PV), Lud Falcão (Pode), Macaé Evaristo (PT), Nayara Rocha (PP), Bella Gonçalves (PSOL), Maria Clara Marra (DC), Alê Portela (PL), Chiara Biondini (PP) e Marli Ribeiro (PSC).

Renovação

Os eleitores mineiros elegeram 25 novos parlamentares para a ALMG. Outros 52 deputados estaduais foram reeleitos. Dessa forma, houve uma renovação de 32,46%, o que representa o menor percentual dos últimos 20 anos. Esse número leva em consideração o total de urnas apuradas. Dos 66 atuais deputados que tentaram a reeleição para a ALMG, 52 retornaram, perfazendo um índice de 67,53% de sucesso.

LEIA TAMBÉM
TSE conclui apuração e Fernando Pacheco está fora da ALMG

Cataguases não deve reeleger Fernando Pacheco

Fonte: ALMG | Foto: Guilherme Bergamini