Estudante universitário cataguasense ganha prêmio internacional

Estudante universitário cataguasense ganha prêmio internacional

O estudante universitário cataguasense, João Pedro Polito Braga, do sétimo período do curso de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), recebeu o prêmio de melhor apresentação oral do 4th SSEA (Symposium on Space Educational Activities) que acontece a cada dois anos. O evento foi realizado no final de abril deste ano, em Barcelona, na Espanha, sendo que ele e André Teixeira, ex-aluno da UFSJ, apresentaram os trabalhos.

Estudante universitário cataguasenseO primeiro estudo apresentado naquele renomado evento científico foi “Competição, Pesquisa e Extensão: As três Abordagens para a Popularização de Pequenos Satélites na Região do Alto Paraopeba, no Brasil” que, conforme explica João Pedro, “é uma apresentação da Equipe NoizOrbita (grupo de competição de pequenos satélites da UFSJ, Campus Alto Paraopeba) que realiza um trabalho de extensão naquela região, mais especificamente os resultados obtidos nestas três abordagens.

Já o segundo trabalho é “Desenvolvimento de um segmento terrestre de baixo custo capaz de receber dados de nanossatélites: uma parceria entre Brasil e Portugal”. João revela que este estudo é “mais técnico, e consistiu, entre outros na construção pelos estudantes de duas antenas, uma no Brasil e outra em Portugal, com o objetivo de realizar estudos na área de recepção de pequenos satélites, servindo como um suporte para as universidades que estão lançando estes equipamentos”, disse. “Agora estamos trabalhando para lançar os satélites, completou.

João relata sua experiência de participação no evento: “Foi muito gratificante poder representar o Brasil e a UFSJ em um congresso internacional, principalmente pelo contato com pessoas do mundo todo que estão desenvolvendo projetos tão legais na área espacial. Tive ainda a oportunidade de conhecer o Dr. Jordi Puig, co-criador do padrão Cubesat, o mesmo que utilizamos hoje.” Ele também lembra que o resultado é fruto de uma parceria com a Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal, que surgiu em 2020, por meio do Linkedin. “Decidimos unir forças para iniciar e desenvolver projetos em conjunto. A partir daí começamos a escrever o trabalho que foi apresentado em Barcelona”, conta João Pedro.

Esta não é a primeira vez que João Pedro se destaca com um trabalho científico. Em 2015, quando estudava no CEFET-Leopoldina, ele e seu colega Ronald de Aguiar Modesto, desenvolveram o projeto “Visual Glasses: óculos para deficientes visuais”, projetados com microcontroladores, sensores e dispositivos que processam dados e emitem sinais sonoros, através dos quais o usuário consegue identificar a distância em que se encontram os objetos em seu entorno, facilitando assim o caminhar independente, sem esbarrões ou quedas por causa de obstáculos. Clique nos links abaixo para mais detalhes.

LEIA TAMBÉM
Estudantes cataguasenses lançam óculos para ajudar a locomoção de deficientes visuais
Estudantes cataguasenses do CEFET conquistam prêmios em Feira de Tecnologia

Estudante universitário cataguasense

→ Fotos gentilmente cedidas por João Pedro Polito