Empresário de Astolfo Dutra produz 84 toneladas de tilápia por mês

Empresário de Astolfo Dutra produz 84 toneladas de tilápia por mês

Na manhã deste sábado, 2 de julho, a Piscicultura Fazenda Triunfo recebeu a visita de um grupo de alunos do curso técnico de Agronegócio da FAEMG-SENAR – Polo Sindicato Rural de Guarani. A professora responsável, Michele Moreira, explicou que trouxe os alunos para conhecerem um pouco sobre a piscicultura e também “porque aqui eles terão uma oportunidade de obter conhecimentos sobre empreendedorismo e noções de toda a cadeia do peixe, complementando dessa forma o tema de nossas aulas teóricas”, frisou. Além de professora, ela é atualmente a Secretária Municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Guarani.

Empresário de Astolfo DutraA tilápia conquistou o brasileiro. Prova disso é que hoje ela é a espécie de peixe mais cultivada no Brasil. E em Astolfo Dutra e Guarani o empresário Marcelino Tilli, que foi proprietário da empresa Bela Ischia, vem se consolidando como um dos maiores criadores de tilápia em Minas Gerais. O empreendimento possui licenciamento para produção de 1008 toneladas/ano de pescado. “Do suco ao peixe”, como brinca ao falar do novo empreendimento, ele fez uma experiência com a espécie em 2009. Depois de muito estudo decidiu investir profissionalmente no setor que, agora, não para de crescer.

Todo o empreendimento foi instalado na Fazenda Triunfo, no município de Guarani, onde o zootecnista, Pedro Reis, é o gerente de produção, responsável pela criação exclusiva de tilápia e Maurício Médice, gerente administrativo, estando à frente dos assuntos burocráticos. Todo o empreendimento está regularizado junto aos órgãos ambientais federal e estadual, sendo que a outorga para o funcionamento da piscicultura foi obtida em 2020, explica Marcelino Tilli, “porque os tanques-redes ficam no rio Pomba que pertence à União.

– O empreendimento possui na esfera federal a cessão de direito de uso do espaço físico da união expedido pelo Ministério da Agricultura (MAPA) e a Outorga do uso da água para aquicultura em tanque rede expedido pela Agência Nacional de Águas (ANA), detalha o empresário. Ele continua: “Na esfera estadual conta com o Licenciamento Ambiental na modalidade LAC 1 expedido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), bem como todos os documentos para intervenções ambientais expedidos pelo Instituto Federal de Florestas (IEF)“, completa.

Empresário de Astolfo DutraSegundo o zootecnista Pedro Reis as expectativas com a produção de tilápia são altas, pois o atual cenário é favorável à expansão, já que a cada 10 peixes cultivados no Brasil 6 correspondem a esta espécie o que comprova o crescimento nacional e aumento da exportação da espécie cultivada. “Optamos pela criação em cultivo superintensivo em tanques-redes, o que possibilita a utilização de altas densidades nesse sistema produtivo. Os tanques possuem 15 metros cúbicos de área útil onde são colocados 1.200 peixes”, revela.

“Paralelamente – continua Pedro – estamos fazendo uma experiência com o tanque escavado (açude) para avaliar os resultados e eventualmente ampliar a capacidade produtiva com menor custo. Nesse processo os peixes são adquiridos de uma empresa referência em genética animal, na fase juvenil em média com 30g cada, já vacinados contra estreptococos o que possibilita menores perdas produtivas. Além disso a produção de tilápias da Piscicultura Fazenda Triunfo possibilita a total rastreabilidade do pescado do início ao fim do cultivo dos animais, o que promove maior sustentabilidade nesta cadeia diminuindo o extrativismo e pesca”, conclui Pedro.

Interessados em maiores informações sobre o projeto podem entrar em contato pelo telefone (32) 99991-3660 (que também é WhatsApp) e pelo e-mail [email protected].

Empresário de Astolfo Dutra produz Empresário de Astolfo Dutra produz Empresário de Astolfo Dutra produz