Cataguases tem saldo positivo de emprego em 2022, revela Caged

Cataguases tem saldo positivo de emprego em 2022, revela Caged

Cataguases e outros cinco municípios da Zona da Mata fecharam o mês de abril com saldo positivo de criação de empregos. A informação consta no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho que foi divulgado na segunda-feira, 6 de junho. Com desempenho negativo, apenas Leopoldina foi enquadrada.

De acordo com o Governo Federal, os dados informados consideram apenas os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, não inclui os informais.

Segundo os números, Juiz de Fora encabeça a lista com melhor desempenho. Foram 5.230 novas contratações e 4.812 demissões, o que representou a abertura de 418 postos de trabalho. Cataguases abriu 117 novas vagas; Viçosa, 130 empregos e, em Visconde do Rio Branco, 95 pessoas foram contratadas. Em Ubá foram empregados 58 trabalhadores e em Muriaé, outros 11 profissionais voltaram ao mercado. Leopoldina fechou 27 postos de trabalho em abril.

Saldo em 2022

De janeiro a abril deste ano, Cataguases contratou 1.842 trabalhadores, demitiu 1.582 gerando um saldo positivo de 260 novos empregos. Juiz de Fora também lidera neste ranking com saldo de 918 novos postos de trabalho criados em 2022. Outro município que vem ampliando o número de postos de trabalho é Viçosa que chegou a 367 novos empregos neste ano. Já Ubá fechou 178 vagas em 2022 e Leopoldina, 195 postos de trabalho. Muriaé apresentou um saldo positivo de apenas 7 novos empregos.

Minas Gerais

Minas Gerais mantém, pelo terceiro mês consecutivo, saldo positivo na geração de empregos formais. Segundo dados, em abril foram gerados 20.059 postos de trabalho com carteira assinada, resultado da contratação de 203.232 trabalhadores e do desligamento de outros 183.173 no mês. O estado ficou em terceiro lugar entre todos.

Metodologia

Os números do Caged são coletados das empresas e abarcam o setor privado com carteira assinada, enquanto que os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são obtidos por meio de pesquisa domiciliar, e abrangem também o setor informal da economia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em 2021 Cataguases criou 984 vagas de trabalho, informa Caged

Cidades da região seguem com saldo positivo de empregos, diz Caged

Em agosto Cataguases criou 119 empregos com carteira assinada

Fonte: G1 Zona da Mata