Uso de drones reduz impactos ao meio ambiente nas obras da rede elétrica

Uso de drones reduz impactos ao meio ambiente nas obras da rede elétrica

O uso de drones está revolucionando o dia a dia das empresas. Em março último, uma equipe de técnicos da Energisa utilizou a tecnologia dos drones para lançamento de cabos em uma obra na rede elétrica de São João Nepomuceno. Com isso foi possível preservar aproximadamente 3 mil metros quadrados de vegetação nativa, porque evitou a abertura de faixa de servidão na mata para a chegada dos profissionais.
A obra foi feita em uma área rural com distância entre um poste e outro de aproximadamente 350 metros. O serviço foi concluído em 20 minutos, sendo que da forma tradicional demoraria no mínimo 3 horas, sem contar o tempo para abrir a faixa de servidão. Isso representa redução de riscos e diminuição dos custos.

O lançamento de cabos é uma das etapas do processo de construção de novas linhas de transmissão e o uso de drones vem para otimizar. Além de práticos, os equipamentos evitam que os cabos enrosquem na vegetação e dispensam a necessidade de supressão das árvores, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a segurança dos trabalhadores.

Esse ano a Energisa ainda vai adquirir cinco novos drones, o que representa um investimento de R$ 120 mil. A tecnologia de drones tem aumentado a produtividade e reduzido o tempo de realização dos serviços em 60% nas áreas rurais. “Os equipamentos já são usados pela Energisa desde 2016 e estamos potencializando cada vez mais os serviços. A EMG é pioneira no uso de drones e referência na utilização. Normalmente recorremos a essa possibilidade quando o serviço oferece risco em situações em que se tenha muita dificuldade de acesso (rios, grandes extensões de mata, áreas alagadas), justamente para preservar o meio ambiente e para priorizar o valor Vida”, explica Amilton José de Souza Correa, técnico de distribuição e Drone Leader-EMG/ENF da Energisa.

Fonte e fotos: Energisa