Sicoob Coopemata recebe visita da Central Única das Favelas – CUFA

Sicoob Coopemata recebe visita da Central Única das Favelas – CUFA

O Sicoob Coopemata recebe, entre os dias 28 e 29 de março, em Cataguases, representantes da Central Única das Favelas (CUFA) de Belo Horizonte. O intuito da iniciativa é promover um intercâmbio de conhecimentos, visando estabelecer parcerias futuras em prol das duas instituições. Na ocasião, serão apresentadas ações realizadas pelo Centro Cultural Sicoob Coopemata, serão ainda compartilhadas ideias de atuação entre os participantes, que terão a oportunidade de trocar experiências.
O Centro Cultural Sicoob Coopemata (CCSC) é um espaço criado para reunir arte, cultura e educação em um mesmo local. Ele atende atualmente mais de 300 pessoas, dando oportunidade para crianças, jovens e adultos terem acesso a diversas aulas, como teatro, canto, teclado, flauta, violão, dança, contação de histórias, desenho.

Já a CUFA é uma organização brasileira reconhecida internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural, que existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem. A Central promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, além de outros projetos sociais. Também promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop através de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates, seminários e outros meios.

Assim, através de uma linguagem própria, a CUFA pretende ampliar suas formas e possibilidades de expressão e alcance. Deste modo, ela vai difundindo a conscientização das camadas desprivilegiadas da população com oficinas de capacitação profissional, entre outras atividades, que elevam a autoestima da periferia quando levam conhecimento a ela, oferecendo-lhe novas perspectivas. Agindo como um polo de produção cultural e prática desportiva desde 1999, através de parcerias, apoios e patrocínios, a CUFA forma e informa os cidadãos do Rio de Janeiro e dos outros 26 Estados brasileiros, além do Distrito Federal e de países como Bolívia, Alemanha, Chile, Hungria, Itália e Estados Unidos.

A equipe CUFA é composta, em grande parte, por jovens formados nas oficinas de capacitação e profissionalização das bases da instituição e oriundos das camadas menos favorecidas da sociedade; em sua maioria, moradores de comunidades carentes.

Fonte: Sicoob Coopemata com informações de Wikifavelas