Centro Cultural Sicoob Coopemata comemora quatro anos de história

Centro Cultural Sicoob Coopemata comemora quatro anos de história

O Centro Cultural Sicoob Coopemata (CCSC) celebra neste sábado, dia 19 de março, quatro anos de existência. O espaço é uma iniciativa criada para reunir arte, cultura e educação em um mesmo local.  O CCSC atende atualmente mais de 300 pessoas, dando oportunidade para diversas crianças, jovens e adultos terem acesso a diversas aulas, como teatro, canto, teclado, flauta, violão, dança, contação de histórias, desenho.

“É com muita alegria e orgulho que comemoramos os quatro anos de história do Centro Cultural Sicoob Coopemata, com o propósito de fazer a diferença, ajudar os pais no desenvolvimento de nossas crianças e jovens, por meio da música, cultura, artes”, ressaltou o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopemata, César Augusto Mattos.

Ele aproveitou a data para parabenizar e agradecer aos professores, pais e alunos pela propagação dos valores e intenções do Centro Cultural. “Temos plena convicção do papel transformador do conhecimento disponibilizado nesse espaço para as futuras gerações da cidade e região, que vivenciam o cooperativismo”, finalizou César Mattos.

De acordo com o diretor do Centro Cultural, Geraldo Majella Mazini, é mais que um somatório de dias, mas sim a celebração da vivência e convivência que a instituição oportuniza. “O aprendizado de uma modalidade é apenas o início de uma caminhada, convidando ao desenvolvimento integral cada um que tem a oportunidade de aqui estar”, destacou Majella.

Assista abaixo ao vídeo de celebração dos quatro anos do Centro Cultural Sicoob Coopemata.

História

Engajado no 7º princípio do cooperativismo, Interesse pela Comunidade, o Sicoob Coopemata – desde de 2014 – mantém um projeto direcionado para a formação integral de crianças e jovens por meio da música e demais formas artísticas.

Durante os quatro primeiros anos, o projeto aconteceu em um salão paroquial, depois nas sedes administrativas do Sicoob Coopemata, mas com o crescimento e amadurecimento da iniciativa, requereu então um espaço mais adequado para recebê-lo.

Movido por essa razão e com a possibilidade de ampliar ainda mais os trabalhos realizados pelo Sicoob Coopemata no âmbito social, em parceria com a Diocese de Leopoldina, por meio de um contrato de comodato, na data de 19 de março de 2018, foi inaugurado o Centro Cultural Sicoob Coopemata (CCSC).

O espaço desenvolve suas atividades em um imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por ser uma referência da arquitetura modernista que fica situado na Avenida Astolfo Dutra, 166 – Centro, em Cataguases/MG.

Texto: Heldnea Simões | Foto: Arquivo | Vídeo: CCSC