Quarteto é condenado por integrar organização criminosa em Visconde do Rio Branco

Quarteto é condenado por integrar organização criminosa em Visconde do Rio Branco

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) divulgou, na terça-feira, 8 de março, que quatro pessoas foram condenadas pela prática de crimes envolvendo uma organização criminosa em Visconde do Rio Branco. Segundo as investigações do MPMG e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o quarteto estaria envolvido em crimes violentos no município da Zona da Mata, além de praticar o tráfico de drogas e aliciar adolescentes.

As apurações do MPMG ocorrem desde 2020, no âmbito da operação denominada como Duplo Impacto. Os crimes investigados teriam sido cometidos entre aquele ano e o ano anterior, quando, segundo o Ministério Público, os condenados constituíram, financiaram e integraram uma organização criminosa em Visconde do Rio Branco que tinha atuação em outras cidades da Zona da Mata. O grupo, de acordo com o MPMG, praticava crimes como homicídios e retaliações a grupos rivais, além do tráfico de drogas, possuindo extenso arsenal bélico.

A condenação foi proferida em primeira instância, na qual os membros da organização tiveram penas superiores a oito anos de prisão, a serem cumpridas no regime fechado. Três dos condenados permanecem presos e não terão o direito de recorrer em liberdade, segundo o MPMG. O Ministério Público ainda afirma que um dos supostos integrantes foi condenado a 16 anos e 15 dias de reclusão pelos delitos de organização criminosa, tráfico de drogas e porte de arma de fogo.

O MPMG não informou os nomes dos condenados ou a idade dos mesmos, bem como não detalhou as penas de três dos julgados.

Operação Duplo Impacto

As condenações aconteceram como desdobramento da operação Duplo Impacto, levada em frente pelo Ministério Público, que instaurou as investigações, e o Gaeco. No dia 10 de março de 2020, a operação foi deflagrada com o cumprimento de nove mandados de prisão e 25 de busca e apreensão, resultando na apreensão de armas de fogo, coletes à prova de bala, drogas e R$ 500 mil. Na ocasião, um investigado foi morto em confronto com a Polícia Militar.

Durante todas as fases da operação, foram proferidas 14 condenações, relativas a duas organizações criminosas localizadas em Visconde do Rio Branco. O MPMG informou que outros suspeitos ainda serão julgados pela Justiça, sem informar número.

Fonte: MPMG e Tribuna de Minas | Foto: Arquivo