Escolas estaduais vão paralisar atividades nesta terça-feira, 8

Escolas estaduais vão paralisar atividades nesta terça-feira, 8

Escolas da rede estadual de ensino em Cataguases vão paralisar suas atividades nesta terça-feira, 8 de março. No dia seguinte o funcionamento voltará ao normal. Além da paralisação, o SindUTE realiza na praça Chácara Dona Catarina, às 9 horas, uma aula de Cidadania voltada para os trabalhadores em Educação e a comunidade em geral.

A informação é do SindUTE subsede Cataguases que divulgou nesta segunda-feira, 7, um informativo destinado aos pais e responsáveis pelos alunos, sobre a realidade enfrentada por professores e demais profissionais que atuam na Educação do Estado de Minas Gerais. O documento justifica a paralisação porque o “Governo de Minas não quer reajustar em 33,24% o piso salarial da categoria, além de ignorar a inflação destes 4 anos que foi de 24,39% e propor apenas um reajuste de 10,06% nos salários.

O mesmo informativo afirma que a categoria terá que se esforçar nas aulas presenciais para “resgatar as perdas inevitáveis trazidas pelo estudo remoto durante a pandemia”.” Os professores também salientam que não dispõem de “ticket alimentação, vale transporte, FGTS e nem de um salário que acompanhe a inflação.” O texto também critica o projeto enviado pelo Governador Zema a Assembleia Legislativa, chamado Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que poderá congelar os salários dos servidores por até nove anos, além do aumento no desconto previdenciário de 11% para até 22%.

Leia o documento na íntegra, abaixo.

Carta aos Pais