Em sua casa, em Santana de Cataguases, Juninho fala sobre a saída da Ucrânia

Em sua casa, em Santana de Cataguases, Juninho fala sobre a saída da Ucrânia

Juninho, atleta do clube Zorya na Ucrânia está, enfim, descansando no conforto de sua casa em Santana de Cataguases, cidade a 18 km de Cataguases. Aliviado por ter conseguido deixar em segurança o país que está em guerra, com sua esposa, Vitória, e o filho Benjamim, ele recebeu na tarde deste domingo, 06 de março, o Site do Marcelo Lopes para contar sobre os dias de angústia, incerteza, cansaço e, claro, esperança, vividos ao lado da mulher, do bebê e de outros dois colegas de clube até a chegada à fronteira com a Polônia.

No vídeo abaixo, eles contam detalhes sobre como tudo aconteceu, como por exemplo, deixar para trás – de uma hora para outra – a casa onde moravam levando apenas documentos, um pouco de alimento e uma pequena mala de roupas. Falam também como foi a extensa caminhada à pé por intermináveis 60 km sob um frio de menos quatro graus centígrados. E, finalmente, como conseguiram entrar na Polônia e de lá embarcar para a Holanda e, em seguida, para o Brasil.

O clube de Juninho – Zorya – fica na região das províncias de Donestk e Lugansk, que declararam independência da Ucrânia e recebem apoio da Rússia, país com que fazem fronteira. Para chegarem até a Polônia, andaram 16 horas em um trem de refugiados sem saber o destino, mas que os deixou em Lviv, do outro lado do país, cidade mais próxima do território polonês. Quando tudo parecia começar a melhorar, novos desafios tiveram de ser vencidos para realizarem o sonho de voltar ao Brasil.