Ação entre amigos arrecada recursos para compra de estação fluviométrica

Ação entre amigos arrecada recursos para compra de estação fluviométrica

Com o objetivo de contribuir para a criação de um sistema de monitoramento e alerta das cheias do rio Pomba, está em andamento em Cataguases uma ação entre amigos para arrecadar recursos para aquisição de uma estação fluviométrica. Ela custa R$ 25 mil e quem quiser participar pode enviar um Pix de – no mínimo – R$ 10 para a chave (celular) 32 98425-1542. Ao final da campanha será sorteado um aparelho GPS map 76CSx entre os colaboradores. A iniciativa é do pesquisador e analista de Meio Ambiente, Artêmio de Souza Silva.

De acordo com Artêmio, Cataguases tem apenas uma estação desse tipo que foi instalada pela ANA – Agência Nacional de Águas – o que não é suficiente para atender a realidade da microrregião. Neste sentido, outras quatro estações estão sendo adquiridas, sendo que duas delas foram doadas por uma empresa da cidade e duas pelo Condema e que, atualmente, estão em processo de licitação. A quinta estação a ser adquirida virá dos recursos obtidos por meio dessa ação entre amigos, completou. As doações podem ser feitas também por empresas.

– O objetivo é interligar todas estas estações para que possamos saber o volume de água que está para chegar nas cidades abaixo de onde está chovendo e assim adotar medidas preventivas com mais antecedência, explica Artêmio, que dá o seguinte exemplo: “Se um temporal cair em Mercês agora, nós vamos conseguir monitorar o tempo em que aquela água vai demorar para chegar aqui em Cataguases, e o seu volume em centímetros e a área a ser atingida. Dessa forma teremos condições de agir preventivamente, com antecedência, para mitigar os efeitos da cheia”, revelou.

Há também projeto para criar o mesmo sistema no ribeirão Meia Pataca para dar informações precisas sobre elevação de nível e vazão, além de índice de precipitação, com oito horas de antecedência, acrescentou Artêmio. “O objetivo é montar uma rede de 48 estações como esta para monitorar com precisão a vazão do Pomba e Meia Pataca. Todo este sistema será interligado a um aplicativo que vai repassar as informações fornecidas por estas estações – em tempo real – às autoridades e à população em geral para que medidas preventivas sejam tomadas.

Foto gentilmente cedida por Artêmio de Souza