Prefeitura de Cataguases vai manter ativos os leitos de UTI Covid

Prefeitura de Cataguases vai manter ativos os leitos de UTI Covid

A Prefeitura de Cataguases anunciou nesta sexta-feira, 4 de março, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a celebração de um acordo com o Hospital de Cataguases para manter em funcionamento os leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Conforme este site havia informado, desde o último dia 1º de março estes leitos estão desabilitados pelo governo federal, conforme determina a Portaria nº 4.226 do Ministério da Saúde, publicada no dia 31 de dezembro de 2021.

Como a redução do número de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 na microrregião de Cataguases não ocorre em função de um menor número de internações, a Prefeitura de Cataguases decidiu, como medida de segurança, manter em funcionamento estes leitos de UTI Covid pelo prazo de trinta dias. Depois desse prazo, explicou Ricardo Mattos, “vamos reavaliar a necessidade de mantê-los e, se for o caso, requerer novos credenciamentos estaduais e federais para seu custeio”, afirmou.

De acordo com Ricardo, a medida é uma “cautela diante da imprevisibilidade da doença e de novas possíveis variantes, de modo que o município ainda não pretende abrir mão dos leitos de UTI destinados aos pacientes graves acometidos pela Covid-19”, revelou. Mesmo com o sucesso da campanha de vacinação em andamento no município, que já aplicou 137.972 doses da vacina, a decisão da Prefeitura pela prudência com relação à doença pode ser compreendida pelos números da Covid-19 em Cataguases. Nesta quinta-feira, 3 de março, foram registrados 25 novos casos da doença e um óbito.

Foto: Reprodução Internet