IF Sudeste de Cataguases recebe secretário de Educação Profissional e Tecnológica

IF Sudeste de Cataguases recebe secretário de Educação Profissional e Tecnológica

Pela primeira vez, o campus do IF Sudeste MG em Cataguases receberá o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, professor Tomás Dias Sant’Ana. A visita, marcada para o dia 3 de março em Cataguases, acontece a convite da própria instituição, que busca aproximação com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, à qual está vinculada. No mesmo dia, no período da tarde, ele visitará Ubá.

O encontro também tem como motivações as possíveis consequências da Portaria nº 713, que estabelece diretrizes para organização e dimensionamento dos IFs. Além disso a referida Portaria define parâmetros e normas para a expansão dos Institutos Federais e dispõe sobre a criação e implementação do modelo de dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas e comissionadas, entre outras.

Durante a passagem, o IF Sudeste MG será apresentado ao secretário, assim como a Setec será apresentada por ele. Segundo o reitor André Diniz, há uma preocupação especial com as consequências da referida portaria para os campi avançados Cataguases e Ubá, cujas particularidades serão pauta do encontro. Além disso, será discutida a histórica necessidade institucional de readequação da tipologia do Campus Barbacena.

Sobre o secretário

Antes de assumir o atual cargo em julho de 2021, professor Tomás foi secretário adjunto da Secretaria de Educação Superior – SESU, diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica também na Setec e coordenador-Geral de Expansão e Gestão das Instituições Federais de Ensino na Secretaria de Educação Superior – SESU, no Ministério da Educação – MEC. É professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB).

Fonte e foto do secretário: IF Sudeste MG | Foto principal: Arquivo