Sindicatos fecham acordo e segunda-feira de Carnaval comércio não abre

Sindicatos fecham acordo e segunda-feira de Carnaval comércio não abre

Foi assinada nesta tarde de sexta-feira, 25 de fevereiro, a Convenção Coletiva de trabalho entre o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Cataguases e o Sindicato do Comércio Varejista de Cataguases que, entre outras medidas, definiu como feriado a próxima segunda-feira de carnaval, 28 de fevereiro. Neste dia será comemorado antecipadamente o Dia do Comerciário, originalmente festejado em outubro.

Conforme estipula o documento assinado pelos representantes classistas a Convenção Coletiva tem vigência no período que compreende 1º de agosto de 2021 e 31 de julho de 2022. Em sua cláusula 27ª ficou acordado que o dia 28 de fevereiro de 2022 será feriado no comércio em comemoração ao Dia do Comerciário. O mesmo texto definiu também, em sua cláusula terceira, o valor do novo piso salarial da categoria, que passa para R$ 1.252,29.

Questionado sobre como ficou definido o funcionamento do comércio na terça-feira de Carnaval, 1º de março, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, José Porfiro do Carmo, revelou que cada estabelecimento decidirá se abrirá ou não as portas. “A mesma regra vale também para a quarta-feira de Cinzas”, completou. Os bancos também não vão funcionar no período carnavalesco nem tampouco as repartições públicas.