Rio Pomba já inunda algumas ruas da cidade

Rio Pomba já inunda algumas ruas da cidade

Cataguases volta a viver o drama da enchente, quarenta e oito horas após o ribeirão Meia Pataca transbordar e atingir centenas de famílias na região de Sereno, São Diniz, Pampulha e Pouso Alegre. Naquela madrugada de domingo, 13, os moradores foram surpreendidos com a água entrando em suas casas. Já nas primeiras horas desta terça-feira, 15, a situação se repetiu, porém, o ribeirão subiu mais lentamente, permitindo que a população pudesse deixar suas casas.

O rio Pomba começou a subir rapidamente no início da madrugada, logo após as fortes chuvas que caíram na região de Guarani, e em outras cidades situadas em sua cabeceira. Logo nas primeiras horas da manhã ele atingiu os 5,50 metros e começou a sair de sua caixa. A Defesa Civil mantém o acompanhamento do seu nível e, às 11 horas, ele estava em 5,84 metros, com previsão de continuar subindo até o início da tarde. Com sua elevação, o Pomba represa o escoamento do Meia Pataca e, por isso, aquele ribeirão também mantém o ritmo de elevação de seu nível, conforme as aferições feitas pela Defesa Civil.

Paralelamente, a prefeitura está com todas as suas equipes de apoio nas ruas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Defesa Civil. O Grupamento Avançado do Corpo de Bombeiros de Cataguases também segue trabalhando no apoio às pessoas atingidas pela água. O deputado estadual Fernando Pacheco informou ao Site do Marcelo Lopes que está em permanente contato com o governo o Estado e já providenciou a vinda de um caminhão com água e comida que serão distribuídas entre os atingidos pela chuva. Ele também está providenciando reforço da Defesa Civil estadual para Cataguases entre outras ações.