Dia 1º prefeitura divulga vencedor da licitação para reformar a Pracinha do Menezes

Dia 1º prefeitura divulga vencedor da licitação para reformar a Pracinha do Menezes

Na próxima terça-feira, 1º de fevereiro, será conhecida a empresa vencedora da licitação da obra de revitalização da Praça Jacy de Abreu Lopes, mais conhecida como “Pracinha do Menezes”, em Cataguases. Uma vez encerradas todas as etapas de recurso e homologada a licitação, a empresa vencedora terá seis meses para entregar o serviço concluído à comunidade. O valor da reforma está orçado em R$ 434.180,53. O projeto da nova praça é da arquiteta cataguasense, Beatriz Faria Sacchetto, que o doou ao município.

Com recursos obtidos através do deputado estadual Fernando Pacheco, a nova praça vai “fazer parte do contexto cultural da cidade, tornando-se novamente um espaço de coexistência e socialização, atraindo pessoas que moram nas redondezas e visitantes”, conforme explica o Memorial Descritivo da obra. Ainda de acordo com o texto, “espera-se que o projeto de revitalização seja parte de um processo de reconstrução espacial e mudanças comportamentais da população em busca de se fazer da cidade um melhor lugar para viver.”

Inaugurada em 08 de setembro de 1994, pelo então prefeito Tarcísio Henriques, a Praça Jacy de Abreu Lopes encontra-se em situação precária (como mostram as fotos da quadra de areia – principal – e as demais dessa reportagem), com aspecto danificado, sinais de abandono, mal utilizado, funcionando como espaço para descarte de lixo e com vegetação inadequada, não proporciona beleza nem segurança. A nova “Pracinha do Menezes” vai receber playground, calçadas com acessos e guias, paisagismo, equipamentos de ginástica ao ar livre, bicicletário, pontos de ônibus e de táxi, postes com iluminação em LED alimentados por energia solar e pontos de Wi-Fi, desta forma, integrando a praça a população e devolvendo o espaço público à utilização para lazer e convivência, orienta o projeto.

Fotos: Arquivo e Prefeitura de Cataguases