Regional de Saúde de Leopoldina apoia municípios atingidos pelas chuvas

Regional de Saúde de Leopoldina apoia municípios atingidos pelas chuvas

O gerente da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, Renan Guimarães, acompanhado por Vinicius de Souza Vieira Muniz, referência técnica em Vigilância Ambiental, visitaram no último dia 12 de janeiro, Cataguases, Astolfo Dutra e Dona Euzébia, cidades mais atingidas pelas fortes chuvas na região e pelo transbordamento do rio Pomba.

O objetivo foi acompanhar e orientar a gestão das secretarias municipais de Saúde quanto à adoção de ações de prevenção às doenças decorrentes dessas fortes chuvas e o monitoramento dos impactos aos municípios, às pessoas e ao funcionamento das Unidades de Saúde, explicou Renan.

Durante a visita, além das orientações cabíveis, a GRS identificou a necessidade e acordou com os gestores a destinação imediata de vacinas contra a Hepatite A. Assim, Cataguases recebeu 2 mil doses, Astolfo Dutra, 200, e Dona Euzébia, 40 doses. Também foi destinado Hipoclorito de Sódio 2,5 mg, para tratamento da água potável das residências inundadas. 500 frascos do produto foram entregues em Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Além Paraíba, Pirapetinga e Estrela Dalva. Cataguases havia recebido 2 mil frascos em dezembro passado não necessitou de doses adicionais.

Esta atenção imediata aos municípios pós-chuvas é essencial para minimizar ocorrências futuras de saúde pública. A afirmação é da coordenadora de Epidemiologia da GRS, Maria Luiza Silva de Souza, que destaca: “O apoio imediato aos municípios atingidos pelas chuvas é de extrema importância para evitarmos a ocorrência de contaminações e adoecimentos, constituindo-se apoio relevante para a gestão local”.

Fonte e foto: O Vigilante Online