Águas do rio Pomba começam a baixar, mas chuva continua

Águas do rio Pomba começam a baixar, mas chuva continua

Esta segunda-feira, 10 de janeiro, amanheceu com uma redução significativa do rio Pomba. As áreas alagadas permanecem, como mostra a foto acima, da ponte que dá acesso à Vila Reis, mas vão sendo reduzidas lentamente (veja fotos comparativas abaixo). Apesar da boa notícia, ainda é cedo para prever o fim da enchente na cidade. Principalmente porque a previsão do tempo é de chuva até quarta-feira, 12. O próprio Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia – divulgou em seus “avisos meteorológicos – grande perigo de chuvas intensas” em Minas Gerais, inclusive, Zona da Mata.

Mercado do Produtor na manhã desta segunda-feira.
Mercado do Produtor, na tarde de domingo, 09 de janeiro.

A previsão a longo prazo daquele mesmo instituto prevê uma melhoria do tempo somente a partir de quinta-feira, 13 (veja os dois mapas divulgados pelo Inmet abaixo). De acordo com a previsão do tempo para esta segunda-feira, deve chover o dia todo em Cataguases, de forma moderada. Amanhã esta condição permanece pela manhã, mas a tarde a previsão é de chuva forte com trovoadas e chuva intensa à noite. Na quarta-feira, 12, o dia amanhece encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, ainda de acordo com o Inmet.

 

Previsão para esta segunda-feira.
Previsão a partir de quarta-feira.

Nesta manhã em Cataguases o Prefeito José Henriques se reuniu com secretários para avaliar a situação da enchente no município e alinhar ações. Em sua avaliação toda a equipe está empenhada no apoio à população que está desalojada e cumprindo o Plano de Contingência. “Estamos atentos a deslizamentos de terra e encostas e  de olho na previsão do tempo para que possamos definir ações futuras”, disse. Ele aproveitou para lembrar que é importante ficar atento ao volume de chuvas nas cabeceiras do rio Pomba, que é o que determina o aumento do nível do rio em Cataguases.

Sobre isso, um dos fatores mais relevantes é a PCH Ivan Botelho III, que fica no município de Astolfo Dutra. Ela regula a vazão do rio Pomba e isso influencia diretamente o seu nível, afetando não só Astolfo Dutra, como também Dona Euzébia e Cataguases. O Site vem acompanhando – desde o último sábado – a vazão daquela PCH por meio de boletins divulgados por ela, portanto são dados oficiais. No boletim das 10 horas, a vazão era de 310 metros cúbicos por segundo, mantendo a tendência de redução que começou às 3 horas de hoje quando foi registrada a maior vazão: 395 metros cúbicos por segundo.  Caso não volte a chover forte na região, o rio Pomba vai continuar abaixando nesta segunda-feira.

Veja fotos de hoje de manhã em Cataguases.

Fotos do entorno do Mercado do Produtor feitas nesta segunda-feira, 10.