Parlamento Jovem Minas de 2022 terá 116 câmaras participantes

Parlamento Jovem Minas de 2022 terá 116 câmaras participantes

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) de 2022 terá a participação de 116 câmaras municipais, sendo 26 ingressantes. Os municípios serão divididos em 18 polos para a discussão do tema “Saúde Mental do Jovem”, escolhido pelos próprios estudantes do projeto. A organização inicial da edição, com definição dos polos e das coordenações regionais, foi finalizada nesta semana, após encontro de coordenadores do PJ Minas, realizado neste mês.

O PJ Minas é um projeto de educação política e cidadã desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. A última edição (2020/2021), que foi bianual em função da pandemia de Covid-19, foi finalizada com 102 câmaras, sendo 25 ingressantes, divididas em 17 polos. O tema foi “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.

A edição de 2022 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) discutirá “Saúde mental do jovem”. O tema recebeu 136 votos ou quase 60% do total. Estudantes de oito polos regionais do projeto fizeram a defesa dessa opção. Na reunião realizada pelo aplicativo Zoom e acompanhada pelo canal da Escola no Youtube, os alunos apresentaram argumentos em favor do tema e destacaram sua pertinência, sobretudo no momento de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.

O prazo para adesão de novos municípios ao Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) de 2022 se encerrou no dia 31 de outubro, válido somente para os municípios ingressantes. Cada Câmara Municipal indica até três representantes. Na região, Bicas, Juiz de Fora, Leopoldina, Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco participam do Parlamento Jovem Minas.

Fonte e foto: ALMG